Prefeitura prossegue com operação tapa buracos em vários pontos da cidade

Equipes estão trabalhando inclusive aos finais de semana.

A prefeitura de Rio Claro prossegue com os trabalhos de tapa buracos em vários pontos da cidade, que tem aproximadamente 700 quilômetros de vias públicas. Quatro equipes se dividem para fazer manutenções na pavimentação asfáltica seguindo cronograma que prioriza locais com grande fluxo de veículos e também os casos mais graves. Com a chegada do outono, período mais seco com menos chuvas, a operação foi intensificada. O serviço está sendo realizado inclusive aos sábados, conforme determinação do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

“Estamos atuando em vários bairros ao mesmo tempo visando melhorar os trechos mais críticos das ruas dessas localidades”, explica o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima, ressaltando que por ter uma malha asfáltica antiga, Rio Claro sente bastante os efeitos das chuvas. “Estamos atentos e trabalhando para minimizar eventuais transtornos causados à população”, acrescenta.

Nesta quinta-feira (11), equipes executaram serviços de tapa buraco em trechos da Rua 1 e Avenida 6 no Jardim Centenário. Trabalho também realizado na região central da cidade, na Rua 8, entre as avenidas 1 e 3. No Jardim das Palmeiras, foram atendidos trechos das ruas 12 e 13, e na Rua 14, da Via da Saudade em direção à Avenida 40, completando o serviço já realizado na mesma via, da Avenida Presidente Kennedy até a Via da Saudade.

“Nossas equipes estão dando maior agilidade nesses serviços, com utilização de massa quente e massa fria na execução dos trabalhos”, informa Carlos Eduardo Manfrinatti, diretor da Facua (Fábrica de Artefatos de Concreto e Usina de Asfalto).

O diretor informa ainda que a prefeitura faz implantação de guias e sarjetas na Rua 17 no Recanto do Paraíso e recomposição asfáltica na Avenida 14, no Jardim Novo, onde está sendo realizado trabalho de recuperação de ponte e outras melhorias.

Além de intensificar a operação tapa buracos, o município também busca recursos para recapear ruas e avenidas. A prefeitura tenta obter dinheiro a fundo perdido junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional para realizar obras de pavimentação de bairros e recapeamento asfáltico. Além disto, a prefeitura também pretende conseguir autorização da Câmara Municipal para realizar financiamento de R$ 60 milhões para obras e serviços, sendo R$ 20 milhões exclusivamente para recapeamento asfáltico.

Vale ressaltar que o serviço de tapa buracos também é realizado pelo Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto), que intensificou o fechamento de buracos abertos para reparos na rede de distribuição de água. O trabalho é executado por equipe própria da autarquia e por empresa contratada para fazer o serviço. Nos primeiros 30 dias de trabalho, a empresa fechou mais de 360 buracos em vários pontos da cidade.