População idosa de Rio Claro ganha lazer e novos serviços

Com 74 grupos de terceira idade, cidade tem mais de 13% da população acima dos 60 anos.

As estatísticas apontam cada vez mais para o envelhecimento da população brasileira. O município de Rio Claro segue essa tendência e, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 13% da população rio-clarense tem idade acima de 60 anos. Para colaborar com o envelhecimento ativo e saudável dos rio-clarenses, a prefeitura tem ampliado as ferramentas de atendimento ao idoso, facilitando seu acesso aos serviços públicos e proporcionando atividades que mantenham saudáveis corpo e mente.

“Temos cadastrados 74 grupos de terceira idade, com os quais mantemos contato para que possamos atendê-los cada vez melhor”, observa Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Na quinta-feira (11), dezenas de idosos participaram na Philarmônica de bingo beneficente, que teve arrecadação destinada ao trabalho social do município. “Além de possibilitar a confraternização, o evento promove a solidariedade”, acrescenta Paula. Quem participa aprova a iniciativa. “A causa é muito nobre e aproveitamos para nos divertir”, diz Inês Novaes. Os brindes foram oferecidos por comerciantes do município.

Entre as iniciativas da prefeitura para oferecer qualidade de vida aos idosos, está o Núcleo de Atendimento ao Idoso, inaugurado no ano passado e que abriu um novo canal de comunicação entre poder público e população. No local os idosos recebem informações relacionadas aos serviços disponíveis no município. “O núcleo hoje é uma referência onde os idosos podem buscar ajuda sempre que precisam”, afirma Néia Magalhães, assessora de Políticas Públicas para Idosos. Entre os atendimentos estão alguns casos mais graves, envolvendo denúncias de maus tratos e violência doméstica.

E o município se mostra atento a este problema. Na semana que vem, a prefeitura irá lançar a Patrulha do Idoso, serviço voltado à proteção, prevenção e conscientização da sociedade contra todo tipo de violência contra o idoso. O trabalho será realizado pela Guarda Civil Municipal a partir denúncias recebidas, inclusive pelo Núcleo de Atendimento ao Idoso. “Estamos atentos às demandas da população idosa e trabalhando para que cada vez mais tenham qualidade de vida e recebam o carinho e respeito que merecem”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.