Prefeitura plantou mais de 17 mil árvores em dois anos

Prefeitura trabalha para ampliar arborização no município. Pedidos de plantio podem ser feitos no Atende Fácil.

Em um amplo programa para ampliar a arborização da cidade, o governo municipal de Rio Claro já plantou, desde 2017, aproximadamente 17 mil mudas, em vias públicas, na frente de residências e com ações de reflorestamento em áreas de proteção ambiental, além do trabalho educativo envolvendo alunos da rede escolar. Além disso o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) tem viveiro próprio de mudas que são doadas para proteção e conservação de nascentes e mananciais. Entre 2017 e 2018, cerca de 4.500 mudas da autarquia foram plantadas com essa finalidade.

“Incentivamos os moradores a terem árvores em frente à suas casas”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Além de embelezarem a cidade, as árvores desempenham importante papel na qualidade ambiental do município e são um eficiente recurso natural para diminuir o calor”, ressalta.

Embora o plantio em frente a imóveis tenha crescido de 2017 para 2018, a prefeitura quer ampliar ainda mais esse atendimento, de acordo com o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Emílio Cerri. No ano retrasado, em frente a residências, foram plantadas 1.200 mudas e no ano passado, outras 1.500. “Neste primeiro quadrimestre de 2019 fizemos cerca de 600 plantios em frente das casas”, informa, destacando que a muda sempre é escolhida de acordo com o local onde será plantada. Além disto, também foram feitos reflorestamentos e plantio em áreas públicas, totalizando cerca de 17.000 árvores.

“Na área urbana são plantadas árvores, observando situações como fiação elétrica, sob a qual são colocadas árvores de pequeno porte como resedá, murta, ipê de jardim e grevilea de jardim”, explica Cerri. Para espaços sem rede elétrica é possível o plantio de árvores de médio porte como ipês brancos e amarelos, escumilha, calistemo e unha de vaca.

“Além dos ganhos no aspecto e do embelezamento, a ampliação da arborização também repesenta um ganho importante para a qualidade do ar”, lembra o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi.

A prefeitura tem atualmente cerca de sete mil mudas em seu viveiro. O plantio de mudas em frente às residências é gratuito, além de fornecer as orientações necessárias para que a árvore cresça saudável. Os pedidos devem ser feitos no Atende Fácil, localizado na Avenida 2 entre as ruas 2 e 3, Centro, de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas.

Quem quer dispor desse serviço deve tomar algumas providências antes de solicitar o plantio. A principal delas é preparar a calçada em frente à sua casa para que os funcionários municipais façam o serviço. Se o passeio público não tiver área já aberta para a árvore ser colocada, o interessado deve abrir o espaço. Para garantir que o serviço seja feito corretamente, é recomendada a contratação de pedreiro. Também é de responsabilidade do munícipe providenciar o reparo do passeio após o plantio e a colocação de cambotas, que podem ser adquiridas nas floriculturas, em torno da muda de árvore.

Na área urbana, a preocupação da prefeitura com a arborização também inclui os projetos habitacionais populares mais recentes. De acordo com o secretário municipal da Habitação, Andreson Golucci, no ano passado foram plantadas aproximadamente sete mil mudas em conjuntos residenciais de interesse social, com o objetivo não apenas de ampliar a arborização como também garantir a reposição de árvores necessária para a compensação ambiental relativa a esses empreendimentos. “Providenciamos o plantio e também fazemos da manutenção dessas árvores providenciando os cuidados necessários”, explica Golucci.