Programa inicia a formação de novos agentes ambientais

Cerca de 700 alunos do ensino fundamental de 21 escolas municipais participam de atividades ambientais até quinta-feira (25).

A prefeitura de Rio Claro, por meio das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, deu início na manhã de terça-feira (23) ao “Encontro dos Agentes Ambientais Mirins”, com alunos da rede municipal de ensino que realizaram diversas atividades ambientais no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM).

A primeira turma foi formada por cerca de 190 crianças de nove escolas, que assistiram palestras com exibição de vídeos sobre a água, saneamento, lixo, poluição e cuidados com o meio ambiente. “É o início de um novo ciclo de capacitação de crianças que se tornam agentes multiplicadores de informações e ações ambientais, tanto no convívio escolar, como familiar”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi, ressaltando que essa atividade é feita de maneira contínua no município.

Ao todo, cerca de 700 alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental de 21 escolas participam do evento até a próxima quinta-feira (25), divididas em turmas pela manhã e tarde. “São atividades legais que nos ensinam muito e nos mostram a necessidade de preservamos o planeta para que todos possam continuar vivendo”, destaca Renato Pacheco, de nove anos, aluno da escola Victorino Machado e um dos novos agentes ambientais.

“Os alunos não só participam, mas se envolvem com as atividades e principalmente com o meio ambiente, realizando ações práticas para o desenvolvimento de um meio ambiente mais saudável”, afirma o coordenador de educação ambiental da Secretaria Municipal da Educação, Edison Norberto Andrade.

O evento contou com a presença do vereador Júlio Lopes, autor da lei que instituiu o programa Agentes Ambientais na rede pública de ensino. “Vocês são as sementes para colhermos um futuro melhor, com mais consciência e responsabilidade ambiental para preservarmos a vida e a saúde de todo o planeta”, pontuou o vereador no evento do terça-feira.

A atividade é mais uma ação desenvolvida pelo município de Rio Claro em atenção às diretivas do “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios.

A comissão organizadora do evento é composta por Leonardo Andrade, Roberto Foresti Junior, Nália Bortolin e estagiários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.