Mais de 60 deixaram de levar animais para castração em abril

Falta de comunicação de ausência diminui número de atendimentos.

No mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro realizou a castração de 379 animais, entre cães e gatos. Este número poderia ter sido maior se todos os proprietários que fizeram agendamento tivessem levado seus animais ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Relatório divulgado nesta semana pelo setor mostra que 66 proprietários não apareceram com seus animais no dia e hora marcados e muitos deles nem avisaram da desistência.

De acordo com a Secretaria de Saúde, esse tipo de atitude prejudica os trabalhos da equipe do CCZ. Apesar do contratempo, o número de castrações realizadas em abril é considerado muito bom e a meta vem se mantendo devido ao empenho da equipe. No ano passado, 858 proprietários deixaram de levar seus animais no dia e hora marcados para a cirurgia, sem avisarem antecipadamente. Mesmo assim, a prefeitura de Rio Claro encerrou 2018 com 4.050 animais castrados.

Os profissionais e técnicos do Centro de Controle de Zooneses pedem para que, em caso de desistência, os proprietários de animais liguem com antecedência para avisar, dando assim a oportunidade para que outros animais possam ser castrados. Os telefones do CCZ para mais informações são 3535-4441 ou 3533-7155.

Os interessados em castrar seus animais devem ligar para o CCZ, de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas. Será feito um cadastro e agendamento da cirurgia. Caso não seja possível comparecer no dia agendado, o proprietário deve ligar e fazer o cancelamento com pelo menos três dias de antecedência para que outro animal possa ser agendado. É importante que o interessado mantenha seu telefone de contato atualizado.