Rio Claro vai investir R$ 400 mil em alimentos da agricultura familiar

Alimentos vão atender famílias em situação de vulnerabilidade social.

A prefeitura de Rio Claro vai iniciar as compras de gêneros alimentícios da agricultura familiar. O município vai investir R$ 400 mil na aquisição de alimentos que serão doados às entidades que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social. O dinheiro será liberado pelo Ministério da Cidadania, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que promove a segurança alimentar e nutricional da população.

Serão adquiridos diversos tipos de produtos, incluindo frutas, verduras, legumes, gêneros secos (arroz e feijão) e produtos de origem animal (mel e ovo). As compras serão realizadas pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social através de critérios definidos em chamada pública realizada em fevereiro deste ano.

“A aquisição dos alimentos é feita pela prefeitura e o pagamento das compras é efetuado pelo governo federal diretamente ao agricultor”, explica a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi. De acordo com ela, a doação dos alimentos será feita às entidades cadastradas no Conselho Municipal e Assistência Social (CMAS), nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Banco de Alimentos.

O PAA é um programa com dois grandes objetivos: manter o agricultor familiar no campo através da compra dos alimentos produzidos por ele, e garantir o direito humano à alimentação adequada, por meio da doação de alimentos saudáveis a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Além desse trabalho operacional de compra e distribuição dos alimentos, o programa também desenvolve ações de educação alimentar e nutricional com as famílias e os agricultores, contribuindo para a melhoria dos hábitos alimentares da população”, informa Larissa Baungartner Zeminian, gerente de Segurança Alimentar e Nutricional.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3522-1930 ou pelo e-mail larissa.zeminian@assistenciasocial.rc.sp.gov.br.