Em dois anos, Prefeitura de Rio Claro inaugura a quinta unidade de saúde

Rio Claro está passando de 16 para 22 unidades de saúde, ampliando em 30% sua rede de Atenção Básica.

A prefeitura de Rio Claro entrega neste sábado (25) às 9 horas a quinta das seis unidades de saúde da família (USF) que ficaram com obras paralisadas até 2016. A unidade começará a atender o público do bairro Bela Vista e região na segunda-feira (27). A Secretaria Municipal de Saúde já definiu as equipes médica e de enfermagem que farão os atendimentos.

Como as outras cinco unidades, a USF “Dr. Arindal Carneiro Cesar Pires” teve as obras retomadas quando o atual governo assumiu a prefeitura. No ano passado, três unidades de saúde entraram em funcionamento no Jardim Santa Elisa, Mãe Preta e no Jardim Progresso. Na semana passada, a prefeitura entregou também o posto de saúde no Jardim Brasília, que já está atendendo desde segunda-feira (20). Em breve, também colocará em funcionamento a USF do Jardim São Miguel.

“É mais um compromisso com a população que estamos cumprindo, trazendo avanços à saúde, com os serviços mais perto das famílias”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “O programa Farmácia Todo Dia, que proporcionou a abertura das farmácias aos finais de semana e feriados, bem como o atendimento de qualidade prestado no Espaço Mais Saúde, foram outros ganhos importantes para o setor”, acrescenta Juninho.

A USF do Bela Vista atenderá usuários previamente cadastrados, em consultas médicas, pré-natal, puericultura, exame de papanicolau, vacinas, medicações, consultas complementares e outros atendimentos. Outra característica das unidades de saúde da família é ter equipe que realiza visitas domiciliares.

A secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer, ressalta que as seis novas unidades de saúde que Rio Claro está ganhando representam um aumento de 30% na capacidade de atendimento da rede de Atenção Básica. “Tínhamos 16 unidades de saúde e logo chegaremos a 22. Estes investimentos na Atenção Básica representam um avanço muito importante no atendimento à comunidade”, explica.

A prefeitura fez outros investimentos na estrutura física de atendimento em saúde. Recentemente concluiu a reforma da unidade de saúde da família do Jardim das Palmeiras. Também recebem melhorias as unidades do Wenzel e do Cervezão. O pronto-socorro da Avenida 15 teve o telhado reformado, em parceria com a Santa Casa, e o Centro de Especialidades Odontológicas foi transferido para nova sede. Também foi providenciado novo prédio para o Núcleo de Combate à Dengue.