Rio Claro lança Projeto Mentes Brilhantes em quatro escolas

Projeto estimula aprendizado dos alunos por meio da arte.

A prefeitura de Rio Claro, em parceria com o Instituto Neoenergia da Elektro, inaugurou nesta sexta-feira (24) o Projeto Mentes Brilhantes na Escola Municipal “Profª. Diva Marques Gouvea”. O projeto busca potencializar o desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos por meio da arte e será desenvolvido em mais três escolas municipais: Jardim das Palmeiras – Caic, Victorino Machado e Darci Reginatto.

“É uma forma diferente de ensinar, utilizando o lúdico para orientar nossas crianças e formar cidadãos de bem”, disse o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, durante o lançamento do projeto. “Esse é mais um investimento da prefeitura na educação porque acreditamos que o ensino é uma ferramenta importante de transformação social”, acrescentou Juninho, ressaltando que a prefeitura está providenciando dez escolas para o município, sendo que sete estão em construção e mais uma deve começar em breve.

Para a realização do Projeto Mentes Brilhantes, as escolas ganharam sala própria totalmente preparada para o desenvolvimento das atividades. Um espaço colorido, climatizado e com objetos que estimulam o desenvolvimento pedagógico. “Agradecemos o apoio da Elektro que investiu no projeto para atender as crianças”, destacou o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.

Eduardo Zornoff, especialista comercial da Elektro, agradeceu a prefeitura por receber o projeto de braços abertos. “Sem o engajamento e o empenho de todos isso não seria possível. Acredito que o poder público tem que andar de mãos dadas com a iniciativa privada para materializar ações como essa”, assinalou.

A disposição de Rio Claro também foi ressaltada por Diego de Souza, gerente do projeto. “É um orgulho inaugurar esse projeto em Rio Claro que começou em Andradina e já colhe resultados extremamente positivos”, declarou Souza, que teve suas palavras reforçadas por Daniela Bontempi, coordenadora pedagógica do projeto. “O Mentes Brilhantes vai além da sala de aula. Ele usa a arte como ferramenta pedagógica, em consonância com outras atividades da escola, para potencializar o aprendizado e promover o desenvolvimento humano de forma integral”, afirma.

A professora Andrea de Andrade Marangoni Rodrigues, diretora da escola, ressalta a inovação do projeto. “É muito importante participar de algo novo, especialmente atividades que possam complementar a educação e a formação das crianças”, pontua.

O lançamento do projeto contou com participação de professores das quatro escolas que vão desenvolver as atividades.