Prefeitura inaugura sexto posto de saúde em dois anos

Com unidade inaugurada no São Miguel, município amplia em 30% sua rede de atenção básica.

A região do bairro São Miguel em Rio Claro também passa a contar com uma unidade de saúde da Família (USF). A prefeitura inaugurou neste sábado (dia 1º), a USF São Miguel “Jorcelindo Quintino da Silva”, localizada na Avenida 62-A, 1750, com Rua 18-A. “Estamos ampliando a possibilidade das pessoas terem acesso aos serviços de saúde, e queremos que isto seja feito com total atenção a quem procura pelo serviço”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Além dessa USF, nos últimos dois anos, a prefeitura também concluiu a construção e colocou em funcionamento as unidades dos bairros Santa Elisa, Jardim Progresso, Mãe Preta, Jardim Brasília e Bela Vista. Com isso, o número de unidades subiu de 16 para 22, ampliando em 30% a capacidade de atendimento na atenção básica. “Todas essas unidades estavam com obras paradas e logo que começou seu trabalho na prefeitura o prefeito Juninho priorizou a solução que a população tanto queria”, lembrou o vereador Adriano La Torre.

O presidente da Câmara, vereador André Godoy, afirma que a administração municipal vem agindo de forma coerente ao anunciar o setor como prioridade de governo e fazer tantos investimentos em saúde. “Nós, vereadores, estaremos sempre apoiando estas iniciativas”.

A secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer, ressaltou que os serviços de atenção básica são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e reforçou pedido para que “as pessoas sejam atendidas sempre com respeito e carinho”.

O vereador Paulo Guedes, que fez a indicação para o nome da unidade, destacou a atuação do homenageado na comunidade, afirmou que os vereadores estão à disposição dos moradores e ressaltou o trabalho do prefeito Juninho pela saúde. Em seu discurso, o prefeito citou outras realizações para o setor, como os novos aparelhos de raios-x, o programa Farmácia Todo Dia, 18 novas ambulâncias, as carretas da saúde e a segunda base do Samu.

Da inauguração também participaram os vereadores Júlio Lopes, Irander Augusto e Geraldo Voluntário, o presidente do Conselho de Saúde, José Domingos de Almeida, o vice-prefeito Marco Antonio Bellagamba e familiares do homenageado.

A USF São Miguel conta com sala de vacina, consultórios, locais para exames, entre outras dependências. O atendimento terá início na segunda-feira (3), com funcionamento de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas. A unidade conta com equipe formada por seis agentes comunitários, uma enfermeira, um médico, um dentista, um auxiliar de dentista e um profissional de higienização. O telefone é (19) 3535-4140.

Entre os serviços a serem oferecidos na USF estão consultas médicas, pré-natal, puericultura, exame de papanicolau, aplicação de vacinas e entrega de medicamentos. No momento a unidade tem 980 famílias cadastradas (aproximadamente 4.000 pessoas), com expectativa de aumentar esse número após entrar em funcionamento.