Segunda base do Samu será inaugurada dia 15 em Rio Claro

Nova base vai reduzir em mais de 50% o tempo para o atendimento.

O município de Rio Claro terá mais uma base do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) a partir do próximo sábado (15). Oito anos depois da instalação do serviço na cidade, a prefeitura amplia o atendimento com a inauguração da segunda base que vai funcionar na Avenida Presidente Kennedy, 900, próximo ao aeroclube, região sul da cidade.

“Ter uma base do Samu na região sul era um pleito antigo da população que felizmente estamos conseguindo atender. Com a segunda base, vamos reduzir em 50% o tempo de resposta em atendimento de ocorrências na zona sul do município”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Hoje, para atender uma pessoa que está na região sul de Rio Claro o Samu, que tem base no lado oposto da cidade, demora até 10 minutos. Com a instalação da nova base, essa espera cairá para menos da metade. A primeira base do Samu fica na Avenida Brasil, na Vila Martins, entre as regiões norte e nordeste do município.

O prédio que vai abrigar o Samu na área sul foi reformado pela prefeitura e cumpre as exigências sanitárias preconizadas pelo Ministério da Saúde. A prefeitura investiu R$ 250 mil na reforma do prédio, recursos oriundos do montante de mais de R$ 1,5 milhão devolvido pela Câmara Municipal com recomendação para que o dinheiro fosse aplicado no setor de saúde. “Estamos felizes em verificar que os recursos devolvidos foram utilizados para um serviço de grande importância para a comunidade”, afirma o vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal.

O imóvel conta com recepção, cozinha, banheiros, quartos de repouso, expurgo, almoxarifado, lavanderia e estacionamento. A unidade terá viatura e equipe para atender a comunidade. “A segunda base é uma importante conquista para o setor de saúde e para a comunidade, e está dentro da nossa proposta de ampliar o acesso aos serviços de saúde”, comenta a secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer.

A segunda base do Samu irá atender os bairros da região sul e imediações. “Será uma base descentralizada que prestará os mesmos serviços da unidade da Avenida Brasil”, explica Silveli Pazetto, coordenadora do Samu Regional.

O atendimento na segunda base terá início na segunda-feira (17). A população pode acionar o Samu pelo telefone 192. A segunda base do Samu é denominada “Vereador José Carlos Leonhardt”, a partir de projeto de lei dos vereadores André Godoy e Val Demarchi.