Rio Claro amplia atendimento de saúde mental para crianças

Alterações na rede municipal têm o objetivo de melhorar o atendimento.

O município de Rio Claro está realizando mudanças para melhorar o atendimento em saúde mental oferecido a crianças e adolescentes. A informação foi divulgada na quarta-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde, que confirmou novos investimentos para o Centro de Habilitação Infantil e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Caps IJ), que passarão a atender os pacientes até então atendidos pelo Centro de Referência da Infância e Adolescência de Rio Claro (Criari).

“Nenhum tipo de atendimento está deixando de ser realizado e nenhum paciente deixando de ser assistido”, destaca Maria Clélia Bauer, secretária de Saúde, acrescentando que as mudanças estão sendo feitas de maneira a qualificar a demanda existente para que haja maior acesso à rede de atendimentos.

Atualmente o município conta com dois serviços de atendimento em saúde mental especificamente direcionados a crianças e adolescentes, que são o Centro de Habilitação Infantil e o Caps IJ. Nos dois casos o atendimento é realizado por equipe multidisciplinar, que inclui médicos e outros profissionais, o que não acontece com o Criari que tem atendimento mais restrito e custa mais aos cofres municipais do que os outros dois serviços.

Com as mudanças, a Secretaria de Saúde está promovendo a atenção oferecida aos pacientes, ampliando a oferta das especialidades que o SUS oferece no atendimento às crianças. A medida visa ainda a otimização dos recursos de saúde, inclusive com economia de aluguel e outros gastos para a manutenção do prédio.