Moradora do Bonsucesso acumulava 3 toneladas de potenciais criadouros do Aedes

Ação da prefeitura tem objetivo de reduzir risco de proliferação da dengue e outras doenças.

O Núcleo de Combate a Endemias da prefeitura de Rio Claro recolheu nesta semana quase três toneladas de material inservível, considerado potencial criadouro do mosquito Aedes aegypti, da casa de uma acumuladora no bairro Bonsucesso. Entre os objetos retirados havia muito plástico, máquina de lavar roupas e outros eletrodomésticos sem condições de uso. A moradora do imóvel há tempos vinha amontoando no quintal objetos que poderiam ter sido encaminhados para reciclagem, mas que acabaram permanecendo no local por meses, sem destinação alguma.

“Recentemente, a moradora procurou um conhecido que recolhia reciclado e vendeu para ele o que ainda podia ser aproveitado, mas muita coisa ainda permaneceu e por isso a Secretaria Municipal de Saúde precisou intervir”, explica Diego Reis, gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ao qual o Núcleo de Combate a Endemias é vinculado. Parte do que foi retirado do imóvel seguiu para o ecoponto e outra parte para o aterro sanitário.

O CZZ  ajuda pessoas de baixa renda a fazerem remoção de materiais acumulados a partir de análise social. Na semana passada, cinco toneladas foram retiradas de imóvel no Bairro do Estádio. Além da retirada de material acumulado, esses moradores recebem acompanhamento por equipe do Centro de Atenção Psicossocial. As demais, se forem notificadas e mantiverem o acúmulo de inservíveis, podem ser multadas. A multa inicial é de R$ 340,62, podendo aumentar de acordo com as reincidências até o limite de R$ 34.062,00.

A ação em imóveis de acumuladores conta com participação de outros setores da Saúde municipal, como Vigilância Sanitária, Centro de Atenção Psicossocial e rede de Atenção Básica. Além disso, colaboram com a iniciativa as secretarias municipais do Desenvolvimento Social; Segurança, Defesa Civil Mobilidade Urbana e Sistema Viário; Meio Ambiente; Obras e Serviços; e Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção.