Prefeito sanciona lei que vai investir milhões no setor de Saúde

Lei autoriza a prefeitura a fazer parcerias com hospitais privados.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, sancionou nesta semana a lei que autoriza a prefeitura a fazer parceria com hospitais e pessoas jurídicas de direito privado. A lei permite à Secretaria Municipal de Economia e Finanças receber a prestação de procedimentos e aquisição de produtos na área de saúde como forma de pagamento de débitos inscritos em Dívida Ativa e tributos a vencer.

O projeto foi aprovado pelos vereadores e a lei está sendo publicada nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial do Município. “Agradeço aos vereadores por aprovarem essa lei que permite ao município ampliar as parcerias e os serviços de saúde oferecidos à população”, comenta Juninho, informando que a lei deve entrar em aplicação nos próximos dias. “São débitos de tributos que vão ser revertidos em serviços e atendimentos para a população”, destaca Juninho.

A nova lei altera legislação anterior com o objetivo de aprimorar e ampliar o alcance dos serviços e a realização de novas parcerias. Pela legislação anterior, os hospitais parceiros eram responsáveis apenas pela cessão da sala cirúrgica, cabendo ao município o fornecimento dos profissionais e insumos, e limitava os tipos de procedimentos a serem realizados. Agora, todos os custos relacionados à execução dos procedimentos serão do ente privado, que terá seu débito com o município compensado. “A nova lei amplia os tipos de procedimentos, o que representa um avanço muito grande”, observa a secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer.

O Hospital Unimed já se mostrou interessado em fazer parceria com a prefeitura. O Hospital Santa Filomena, que já realizou serviços ao município com base em lei anterior, também já se manifestou interessado em novas parcerias. 

O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, destaca a importância das parcerias entre o poder público e iniciativa privada. “Acredito que só as parcerias podem auxiliar a prefeitura a resolver grandes demandas da população e, no setor de saúde, isso se faz urgente”, afirma André Godoy, ressaltando que o município ganhou um novo dispositivo para realizar importantes investimentos na saúde.

Saúde, educação e segurança têm sido setores prioritários na administração municipal. No primeiro ano de sua gestão, o prefeito Juninho da Padaria implantou o Programa Mais Saúde que realizou mais de 32 mil procedimentos atendendo pessoas que estavam na fila de espera para exames, consultas e cirurgias. “A saúde é uma das nossas prioridades e, com muito trabalho e planejamento, já obtivemos grandes avanços com perspectiva de melhorar ainda mais. Com a nova lei pretendemos iniciar mais uma etapa de grandes investimentos no setor”, conclui o prefeito Juninho da Padaria.