Obras do Centro de Especialidade Infantil entram na reta final

Novo serviço vai concentrar atendimentos a crianças e adolescentes.

As obras do Centro de Especialidade Infantil (CEI) de Rio Claro entram na reta final. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado e, em breve, o município contará com mais um importante serviço de saúde, em mais um exemplo de atenção do governo municipal às crianças e adolescentes, na Rua 15 entre as avenidas 23 e 25, no Bairro do Estádio.  “São muitos os investimentos que fazemos no setor de saúde e o CEI é mostra que estamos fazendo e faremos muito mais”, ressalta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que esteve nesta semana conferindo o andamento das obras.

Como o Centro de Especialidade Infantil será um espaço destinado exclusivamente destinado a crianças e adolescentes, a rede pública municipal de saúde terá sua estrutura ampliada. O objetivo é oferecer mais qualidade nos atendimentos oferecidos nas áreas de saúde mental e odontológica. Para isso, o Centro de Referência da Infância e Adolescência de Rio Claro (Criari) terá muitos de seus pacientes atendidos no CEI e a outra parte no Centro de Habilitação Infantil (CHI).

O prédio que irá abrigar o serviço está sendo totalmente reformado, inclusive com equipamentos para acessibilidade. São 765 m² de área construída, além de área livre para instalação de brinquedos.

O novo local também oferece melhor estrutura para abrigar os atendimentos odontológicos infantis e espaço mais apropriado. “Com as mudanças, a Secretaria de Saúde otimiza recursos”, explica a secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer.  “É um ganho importante para o município e mais uma demonstração de atenção à saúde pública”, afirma André Godoy, presidente da Câmara Municipal.

No Centro de Especialidade Infantil funcionarão o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Caps IJ), que atenderá pacientes do Criari, e o Centro de Especialidades Odontológicas Infantil. Enquanto o CEI não fica pronto, os pacientes do Criari continuarão sendo atendidos no prédio atual, na Rua 3 com Avenida 19.

 Segundo o prefeito Juninho, a mudança também significa economia para os cofres públicos. “Deixaremos de pagar três aluguéis para pagar apenas um”, informa, lembrando também da economia gerada com a manutenção dos três espaços.

A reforma no prédio está sendo realizada pela Casa das Crianças, proprietária do imóvel que será alugado ao município. “Estamos conseguindo doações com a iniciativa privada, uma colaboração importante na redução de custos”, informa Augusto Pedro Prochnon Júnior, presidente da Casa das Crianças.