Prefeito dialoga com DRS Piracicaba para ampliar vagas em cardiologia

Prefeitura de Rio Claro quer mais vagas para atender pacientes que estão na fila de espera.

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, reuniu-se nesta sexta-feira (16) com representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba para discutir ampliação do atendimento de alta complexidade na área de cardiologia. A reunião foi realizada na sede do DRS com o diretor Hamilton Bonilha e Regiane Portes, diretora de Núcleo de Redes. “Temos pacientes aguardando na fila que não podem esperar, por isso estamos dialogando com o DRS em busca de uma solução para o problema”, explica o prefeito Juninho da Padaria.

Hoje pacientes estão esperando para realizar procedimentos cirúrgicos cardiológicos, como revascularização do miocárdio, troca valvar, implantação de marcapasso, angioplastia, entre outros. Rio Claro e microrregião possuem cota anual de R$ 1,1 milhão para realizar esse tipo de procedimento, dinheiro repassado pelo Ministério da Saúde. Esses recursos ficam lotados na regional de Piracicaba, referência para a região, e os valores vão sendo abatidos da cota com base nas cirurgias realizadas. No momento, segundo Piracicaba, Rio Claro teria estourado essa cota. “Temos uma cota fixa de 120 cirurgias para Rio Claro e microrregião que foi estabelecida há mais de dez anos e não foi alterada. A população cresceu e precisamos rever esses números. Enquanto isso não acontece estamos buscando maneiras de atender os pacientes”, comenta o prefeito.

O Departamento Regional de Saúde sugeriu que os gestores da Saúde de Rio Claro e Piracicaba se reúnam para discutir o assunto. Reunião com esse objetivo está sendo agendada para a próxima semana. “Talvez seja possível realizar uma troca de serviços ou remanejamento de recursos que possam atender as necessidades dos dois municípios”, observa Hamilton Bonilha.

Também participaram da reunião em Piracicaba a chefe de Gabinete da Fundação de Saúde, Amanda Servidoni da Silva, o gerente Marco César Sartori e a assessora Maria Valéria Di Donato.

Investimentos

A prefeitura de Rio Claro vem trabalhando para ampliar os investimentos no setor de saúde. Implantou o Espaço Mais Saúde que, em pouco mais de um ano de funcionamento, realizou mais de 32 mil procedimentos. A prefeitura concluiu e entregou seis unidades de saúde da família que ampliaram em 30% a capacidade de atendimento na Atenção Básica. A frota de veículos da saúde está sendo renovada com aquisição de 17 novos carros, especialmente ambulâncias, e unidades de saúde estão sendo reformadas para melhor atender a população. O município criou o programa Farmácia Todo Dia, com entrega gratuita de medicamentos também aos sábados e domingos. Também foram adquiridos três novos e modernos aparelhos de raios-x para as unidades de urgência e emergência e implantada uma segunda base do Samu na zona sul do município para agilizar o atendimento a ocorrências naquela região.

No mês passado o prefeito Juninho sancionou lei que permite à Secretaria Municipal de Economia e Finanças receber a prestação de procedimentos e aquisição de produtos na área de saúde como forma de pagamento de débitos inscritos em Dívida Ativa e tributos a vencer. O Hospital da Unimed Rio Claro será o primeiro a fazer uso da lei, com perspectiva de realizar cerca de 1.000 cirurgias eletivas de média complexidade, em pacientes que estão na fila de espera. “São débitos de tributos que vão ser revertidos em serviços e atendimentos para a população”, conclui o prefeito Juninho da Padaria.