Fundo Social entrega kits de bebês no bairro Mãe Preta

Entrega foi realizada em atividade de incentivo à amamentação que reuniu mães na unidade de saúde do bairro.  

Fortalecer vínculos e promover a saúde de mãe e filho são benefícios proporcionados pela amamentação. “Mais do que alimentar, por meio da amamentação estreitamos nossos laços de afeto com nossos filhos”, relatou Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade, falando de sua experiência como mãe a mulheres que participaram na sexta-feira (30) de atividade na unidade de saúde da família do bairro Mãe Preta, em Rio Claro.

Inserida na programação Agosto Dourado, que incentiva a amamentação, a atividade reuniu cerca de 30 gestantes e mulheres que deram luz recentemente. “Somos abençoadas por podermos gerar a vida e ainda alimentá-la”, acrescentou Paula, que entregou às participantes kits com itens para bebês.

As peças vão compor o enxoval de Igor, que nasceu há 15 dias. “Toda ajuda é bem-vinda”, agradeceu Mércia Aparecida Teixeira. Cada kit contém babador, fralda de boca, body, mijão, fraldas descartáveis e cobertor.

Na casa de Adriana Azevedo os preparativos estão no final para receber Gabriel. “Os kits vão compor o enxoval, que está quase finalizado”, observou Adriana, aos oito meses de gravidez. Também na reta final da gestação, Jéssica Cardoso Antônio está na expectativa pelo nascimento de Pietro Emanuel e ouvia atenta as orientações da nutricionista Naiana Fernandes, da Faculdade Asser. “As informações são importantes para ajudar a superar o medo que surge neste momento”, disse Jéssica.

Informações que já foram recebidas por Andreina Righi e hoje estão sendo colocadas em prática na amamentação do pequeno Arthur, de um mês. “As dicas da equipe de profissionais foram fundamental para o sucesso da amamentação”, destaca a mãe.

Encontros mensais são realizados com as gestantes que fazem acompanhamento na unidade de saúde. “Além do aleitamento, vários temas são abordados falando do período gestacional e tipos de parto, entre outros assuntos”, frisa Ana Kesia Costa Santos, enfermeira do programa saúde da família do Mãe Preta, onde também atua a enfermeira Ana Cristina Jácomo.

A doação dos kits de bebê é feita pelo Fundo Social desde o início da atual administração municipal como uma forma de apoiar as mães no início da maternidade.