Campanha de vacinação contra o sarampo prossegue até dia 25

Rio Claro tem 19 postos de aplicação da vacina.

Até a manhã de quinta-feira (10), 103  crianças de seis meses a quatro anos em Rio Claro foram vacinadas contra o sarampo na campanha que começou  segunda-feira (7) em todo o estado de São Paulo. Os números são da Secretaria Municipal da Saúde. De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE) do município, a campanha prossegue até o próximo dia 25. Boletim divulgado nesta quinta-feira (10) pela VE aponta sete casos registrados de sarampo no município neste ano.

“O foco da campanha são as crianças de um a quatro anos, que precisam ter duas doses registradas na carteira de vacinação e, devido ao aumento de casos da doença, as crianças de seis meses a um ano, que precisam tomar a chamada ‘dose zero’”, explica Giza Moraes, da VE de Rio Claro.

O atendimento está sendo feito em 19 postos de saúde, sendo 16 unidades de saúde da família e três unidades básicas de saúde, sempre das 7h30 às 15h30. Usuários das USF do Jardim Brasília e Jardim Santa Elisa, que ainda não têm sala de vacinação, e da UBS da Vila Cristina, que está em reforma, devem procurar um dos 19 posto de saúde.

Também nesses 19 postos e nos mesmos horários é realizada a vacinação de rotina contra o sarampo. Pessoas de 1 a 29 anos devem ter duas doses registradas na carteira de vacinação, e as de 30 a 60 anos, uma dose registrada. Já os profissionais de saúde devem ter duas doses registradas da vacina contra sarampo, independente da idade. Quem está com vacinação contra o sarampo em dia não precisa tomar nova dose.

A VE de Rio Claro destaca que é importante as pessoas levarem, sempre que possível, a carteira de vacinação, e darem preferência para as unidades de saúde onde normalmente são atendidas. Quem está com vacinação contra o sarampo em dia não precisa tomar nova dose.