Sábado tem vacinação contra o sarampo em Rio Claro

Crianças de seis meses a menores de cinco anos devem ser levadas aos postos para tomar a vacina. 

O município de Rio Claro realiza neste sábado (19) o dia D de vacinação contra o sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar 18 postos de vacinação que vão funcionar das 8 às 17 horas. Somente as unidades de saúde da Vila Cristina, Santa Elisa e Jardim Brasília não vão funcionar no sábado. Também não haverá posto móvel. O município está mobilizando uma equipe de 94 profissionais para realização da campanha.

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças de seis meses a menores de cinco anos para tomarem a vacina tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. “A vacina é um direito da criança e a maneira mais eficaz de protegê-la contra doença, por isso é importante os pais levarem os filhos aos postos para imunização”, orienta a secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer.

A orientação é para que os pais ou responsáveis confiram a carteira de vacinação da criança. Se ela já tomou a primeira dose da vacina deve tomar a segunda, e se não tomou nenhuma dose deve tomar a primeira e em seguida a segunda. “Vamos fazer atualização da caderneta de vacinação e regularizar as vacinas em atraso”, explica Dinorá dos Santos, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica.

Rio Claro recebeu 1.800 doses da vacina tríplice viral para a realização da primeira etapa da campanha de 7 a 25 de outubro. Não há meta de imunização estabelecida. “Como é uma campanha seletiva não tem meta estipulada. A campanha contribuirá para o aumento da cobertura vacinal do município e prevenção contra o surgimento de novos casos de sarampo”, esclarece Dinorá.

Os endereços dos postos de vacinação podem ser consultados no site www.saude-rioclaro.org.br.