Juninho anuncia parceria para R$ 2 milhões de investimentos na saúde

Parceria com Claretiano – Centro Universitário vai reformar as unidades do Bonsucesso, Terra Nova, Novo I e Mãe Preta.

O Claretiano – Centro Universitário e a prefeitura de Rio Claro assinam na terça-feira (5) convênio para a ampliação de quatro unidades de saúde da família (USF). O evento será realizado às 14h30 no auditório da faculdade. Serão anunciados investimentos de aproximadamente R$ 2 milhões na melhoria dos prédios das unidades do Bonsucesso/Novo Wenzel, Jardim Novo I, Mãe Preta e Jardim Terra Nova, que terão os horários de atendimento estendidos até as 20 horas. O Claretiano vai custear as obras de adequação das unidades que já recebem os alunos do curso de medicina em fase de estágio, melhorando e ampliando o atendimento à população dessas regiões.

Para o reitor do Claretiano – Centro Universitário, padre Luiz Botteon, os investimentos visam garantir local apropriado para o desenvolvimento da formação médica dos alunos e propiciar conhecimento do sistema de atenção básica de saúde, além de oferecer retorno social para a cidade já que a comunidade será beneficiada.

São duas frentes importantes: infraestrutura renovada e mais pessoas para acolher as famílias que necessitam do atendimento. “Os locais que serão atendidos são regiões de grande densidade populacional e esta ampliação representará também maior oportunidade para as pessoas terem acesso aos serviços de saúde”, destaca o médico Jair Verginio Junior, gerente da Atenção Básica de Saúde e coordenador do curso de medicina do Claretiano.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destaca a importância dessa parceria. “O poder público sozinho não consegue fazer tudo e, por isso, as parcerias são fundamentais para que possamos atender as demandas da população. Fico muito feliz de formalizar esse convênio com o Claretiano, uma instituição renomada que faz muito pelo social no município”, comenta Juninho, ressaltando o pioneirismo da parceria. “Seremos pioneiros nesta modalidade de convênio que dá transparência à parceria do município com o Claretiano”, informa.

“Estamos investindo em regiões de bastante vulnerabilidade”, observa a secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer. De acordo com ela, a ampliação de horário nas quatro unidades aumentará atendimento na rede de atenção básica, que já foi ampliado com as seis novas unidades de saúde inauguradas pela prefeitura.

Hoje 120 alunos do curso de medicina do Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro atuam em quatro unidades de saúde que já fazem parte do convênio junto ao município.