Rio Claro investe R$ 2 milhões em prédios para ampliar horários na saúde

Obras para adequação das unidades deverão começar na próxima semana.

Em reunião realizada nesta terça-feira (5) foi confirmada a parceria entre a prefeitura de Rio Claro e Claretiano – Centro Universitário para investimentos de cerca de R$ 2 milhões na adequação e melhorias dos prédios de quatro unidades de saúde localizadas nos bairros Bonsucesso/Novo Wenzel, Jardim Novo I, Mãe Preta e Jardim Terra Nova. Essas unidades terão os horários de atendimento estendidos até as 20 horas, ampliando o atendimento à população. As obras deverão começar na próxima semana e serão custeadas pelo Claretiano que utiliza as unidades para estágio dos alunos do curso de medicina.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, agradeceu o apoio do Claretiano e ressaltou a importância das parcerias do poder público com a iniciativa privada. “A prefeitura tem muitas demandas e escassez de recursos para atendê-las. Por isso, precisamos de parcerias de pessoas, empresas e instituições interessadas em fazer o bem e ajudar quem mais precisa”, afirmou Juninho, que solicitou aos alunos do curso que acolham seus pacientes. “Às vezes o melhor remédio não vem num frasco ou numa cápsula e sim numa palavra amiga, num abraço, num gesto de carinho”, observou.

Para a secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer, essa nova forma de trabalho, aplicar recursos privados no setor público de saúde, representa um grande desafio que está sendo vencido por meio de trabalho conjunto. “As unidades selecionadas no projeto têm grande demanda e vulnerabilidade e vão receber adequação de equipamentos e estrutura para que possam oferecer um campo de prática dentro das necessidades dos alunos e da escola, além de maior conforto aos pacientes”, declarou.

O reitor do Claretiano – Centro Universitário, padre Luiz Botteon, lembrou que foram feitas várias reuniões antes da formalização da parceria. “Estamos concretizando essa série de tratativas desse projeto que tem como objetivo melhorar o aprendizado dos alunos e, consequentemente, o atendimento às famílias atendidas pelas unidades”, disse.

A participação dos vereadores no processo foi destacada pelo presidente da Câmara Municipal, André Godoy. Os parlamentares aprovaram projeto de lei legalizando a parceria entre a prefeitura e o Claretiano. “De forma rápida e eficiente aprovamos esse convênio de fundamental importância para o município e o setor de saúde pública onde os recursos são escassos e as demandas diuturnas”, assinalou.

Também participaram do evento os vereadores Adriano La Torre, Geraldo Voluntário, Irander Augusto, Júlio Lopes, Luciano Bonsucesso e Val Demarchi; Hely Vaz Diniz, vice-reitor do Claretiano; o médico Jair Verginio Junior, gerente da Atenção Básica de Saúde e coordenador do curso de medicina do Claretiano; Amanda Servidoni da Silva, chefe de Gabinete da Fundação de Saúde; Antonio Archangelo, diretor de Recursos Humanos da Fundação de Saúde; além de professores e alunos da instituição.