Hospital público ganha endereço e precisa de apoio estadual e federal para ser viabilizado

Meta agora é buscar apoio dos governos estadual e federal para viabilizar o projeto.

O Hospital Público Regional de Rio Claro já tem um endereço. Terreno do município, localizado na Avenida 1 com Rua 1 no bairro Mãe Preta, foi reservado para o hospital por meio de decreto municipal. O documento foi assinado no sábado (25) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Estamos dando uma resposta positiva ao movimento que luta desde 2013 por essa conquista e as pessoas que apoiam essa causa tão importante para Rio Claro e região”, destacou Juninho. “Estamos levantando uma bandeira que é de todos nós, mas principalmente para aqueles que precisam de atendimento médico”, completou.

O prefeito observou que a conquista do endereço é um passo importante, mas para o projeto continuar avançando é necessário o apoio de todos. “Precisamos unir forças em torno desse objetivo que, para ser alcançado, precisará do apoio dos governos estadual e federal, dos municípios da região e também da sociedade. Demos o primeiro passo e com união de esforços vamos avançar ainda mais”, frisou o prefeito Juninho da Padaria.

Para César Borgi, presidente da Associação Movimento Pró-Hospital Público Regional de Rio Claro, a construção do hospital não é luta de uma só pessoa, mas um esforço conjunto da comunidade. “É difícil mensurar o quão importante é esta data para o movimento que ganhou um não no passado e agora tem apoio. Conquistamos o terreno e vamos continuar trabalhando para transformar esse sonho em realidade”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Maurício Monteiro, parabenizou as pessoas que trabalharam por essa conquista e o prefeito Juninho da Padaria, que tem priorizado a saúde em seu governo, e ao dar um endereço ao hospital público torna o projeto mais factível. “Que seja feita um integração regional para ampliar os serviços de qualidade na saúde”, assinalou.

A construção do hospital público tem obtido apoio entre as prefeituras da região. “Vim aqui trazer o apoio de Santa Gertrudes ao projeto, que é de longo prazo, e vai beneficiar muita gente”, pontuou Miguel Ribeirão, chefe de gabinete da Prefeitura de Santa Gertrudes. “O projeto sendo vitorioso vai beneficiar todas as cidades do entorno de Rio Claro, que é referência na saúde”, comentou o prefeito de Corumbataí, Leandro Martinez. “Vamos plantar coisa boa para colher coisa boa. Somos dependentes de Rio Claro e Ipeúna está junto nesse movimento”, reforçou o prefeito de Ipeúna, José Antonio de Campos, o Zé Banana.

A Câmara Municipal também apoia a causa. “Hoje nós temos a área do hospital e, com a união de todos, é um sonho que vai se tornar realidade”, salientou o vereador Geraldo Voluntário.

Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade; os vereadores Adriano La Torre e Júlio Lopes; Mozart Gramiscelli Ferreira, presidente da OAB de Rio Claro; Glalson Chamon, vice-prefeito de Santa Gertrudes; entre outras autoridades.