Rio Claro realiza mais de 13,5 mil cirurgias eletivas em três anos

Procedimentos cirúrgicos foram realizados por meio do SUS.

Nos últimos três anos, o município de Rio Claro ampliou os investimentos realizados no setor de saúde. Além de obras e reformas, também houve aumento nos atendimentos à população. De 2017 a 2019 foram realizadas 13.547 cirurgias eletivas em Rio Claro via Sistema Único de Saúde (SUS). Foram 3.851 procedimentos cirúrgicos em 2017, 5.566 em 2018 e 4.130 em 2019 na Santa Casa, Hospital Santa Filomena, Santa Casa de São Pedro e Espaço Mais Saúde.

“Por meio de parcerias conseguimos aumentar o número de cirurgias e atender um maior número de pessoas”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. Uma dessas parcerias foi com as carretas da saúde onde foram realizadas 1.658 cirurgias vasculares e oftalmológicas. “O Espaço Mais Saúde foi um grande ganho para o município porque conseguimos, em pouco tempo, atender pessoas que aguardavam há anos por consultas e procedimentos”, destaca Juninho.

Outras 398 cirurgias foram realizadas no Hospital Santa Filomena, por meio de convênio com a prefeitura. Na Santa Casa de Misericórdia, hospital de referência do SUS na cidade, foram feitos 10.589 procedimentos cirúrgicos em três anos. “Essas parcerias e convênios fazem parte da estratégia do governo municipal em buscar alternativas para driblar as dificuldades para atender as demandas na área da saúde”, destaca o secretário municipal de Saúde, Maurício Monteiro.

Nos últimos três anos o município investiu quase 30% do orçamento na área da saúde, quase o dobro do percentual obrigatório exigido por lei. Esse montante é oriundo de recursos próprios somados às verbas repassadas pelos governos estadual e federal. Em 2018 foram investidos R$ 200,7 milhões no setor e no ano passado foram R$ 204,4 milhões de investimentos.

A prefeitura continua trabalhando para ampliar ainda mais os investimentos no setor de saúde e ampliar o atendimento à população. “Em breve vamos anunciar mais uma parceria com outro grande investimento na saúde”, finaliza o prefeito Juninho da Padaria.

O levantamento sobre as cirurgias foi apresentado ao prefeito Juninho durante reunião com o secretário Maurício Monteiro, e Eleny Freitas de Almeida, chefe de gabinete da Fundação Municipal de Saúde, e Laerte Tebaldi Filho, diretor administrativo e financeiro da autarquia.