Rio Claro assina convênio para exames gratuitos de espirometria

Exames serão realizados no Cead com início previsto para março.

A prefeitura de Rio Claro continua trabalhando para ampliar os serviços públicos de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde assinou nesta semana convênio com empresa multinacional GlaxoSmithKline (GSK) para realização de exames gratuitos de espirometria, que avalia a capacidade pulmonar dos pacientes para diagnóstico da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). O serviço será oferecido gratuitamente à população e sem custos para o município.

“O convênio terá vigência até 31 de dezembro e a empresa fornecerá equipamentos, insumos e equipe técnica operacional”, explica o secretário municipal de Saúde, Maurício Monteiro. O convênio estabelece que os exames serão realizados por profissional qualificado, com certificação e experiência comprovadas em exame de espirometria.

O exame de espirometria não é disponibilizado na rede pública de saúde. Para atender a demanda, a prefeitura precisa contratar o serviço que agora será feito gratuitamente pela GSK até o final deste ano. Os exames serão realizados no Cead (Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico) com início previsto para março.

Para o prefeito João Teixeira Junior, a oferta dos exames na rede pública de saúde fará grande diferença para a comunidade. “A população será atendida com mais esse serviço e a prefeitura vai economizar porque os procedimentos serão pagos pela empresa parceira”, destaca Juninho.

Essa é mais uma melhoria realizada pela prefeitura no setor de saúde, que teve grandes avanços nos últimos três anos. A prefeitura entregou seis unidades de saúde, comprou três aparelhos de raios-x para as unidades de urgência e emergência, criou o programa Farmácia Todo Dia que entrega medicamentos nos finais de semana e feriados, implantou o Centro de Especialidade Infantil (CEI) para atendimento exclusivo a crianças e realizou mais de 32 mil procedimentos no Espaço Mais Saúde.