Rio Claro realiza cirurgias do SUS no Hospital Santa Filomena

Quase 30 pacientes já passaram por procedimentos neste ano.

Cirurgias eletivas de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo realizadas em Rio Claro no Hospital Santa Filomena. Desde janeiro deste ano 29 pacientes do SUS passaram por procedimentos cirúrgicos em hospital particular. A conquista é resultado de convênio assinado entre e prefeitura e o Santa Filomena.

“São pessoas que estão recebendo atendimento público em hospital particular, com toda a qualidade e sem nenhuma diferença em relação aos demais pacientes ali atendidos”, frisa o prefeito João Teixeira Junior, que na terça-feira (3) se reuniu com Adenir Gomes, diretora operacional do hospital. “A expectativa é que mais dez pacientes tenham as cirurgias realizadas neste mês”, informou a diretora.

Neste primeiro momento as cirurgias realizadas foram nas áreas de gastroenterologia e ginecologia e também serão iniciadas cirurgias de otorrinolaringologia e oftalmologia. “A partir de recursos municipais, possibilitamos que as pessoas tenham atendimento mais rápido e com qualidade”, observa Mauricio Monteiro, secretário de Saúde. A chefe de gabinete, Eleny Freitas de Alemida, também participou da reunião.

O termo de repactuação de convênio com o Hospital Santa Filomena foi assinado em novembro. O acordo foi feito com base em lei aprovada pelos vereadores que autoriza a prefeitura a receber prestação de procedimentos e aquisição de produtos na área da saúde, como forma de pagamento de depósitos inscritos em Dívida Ativa e tributos a vencer. A parceria prevê investimentos de cerca de R$ 600 mil e atendimento de aproximadamente 300 pessoas que aguardam na fila para realizar cirurgias eletivas, como remoção de vesícula biliar, cirurgias de hérnia, remoções de úteros e miomas, entre outras.