Rio Claro cria comitê de enfrentamento ao coronavírus

Comitê vai coordenar as ações de combate e prevenção ao coronavírus no município.

Dentro das medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19), o município de Rio Claro criou o Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (Covid-19). O comitê foi criado por meio do decreto 11.784 assinado pelo prefeito João Teixeira Junior e publicado na edição do Diário Oficial do Município de terça-feira (17). O comitê é responsável por acompanhar e estabelecer estratégias de ações voltadas à detecção, prevenção, tratamento e controle do coronavírus. “Tudo isso faz parte de um conjunto de ações que estamos implantando para proteger a saúde da população”, comenta Juninho.

O comitê é constituído por representantes de órgãos e entidades da administração municipal, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde. “Os membros do comitê vão compartilhar informações e analisar os dados relacionados à infecção para agilizar os procedimentos”, explica o secretário municipal de Saúde, Maurício Monteiro.

Além de criar o comitê, o município implantou uma série de medidas de enfrentamento ao coronavírus para diminuir o risco de disseminação do vírus na cidade. As aulas na rede municipal público de ensino estão sendo suspensas gradualmente nesta semana e a partir de segunda-feira (23) as escolas serão fechadas. Servidores municipais com mais de 60 anos, doentes crônicos e gestantes foram afastados temporariamente do serviço, com exceção das áreas de saúde e segurança. No setor de saúde, férias e licenças prêmios foram suspensas e os funcionários retornaram ao trabalho para reforçar os quadros das unidades.

Também foram suspensas as atividades dos grupos de terceira idade, bem como as aulas dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade. A prefeitura suspendeu alvarás e autorizações para realização de eventos, atividades esportivas municipais e as feiras livres no Cervezão, Vila Martins e São Benedito. Centro Cultural, Casarão da Cultura, Museu e bibliotecas estão fechados, bem como o paço municipal e outros locais de atendimento ao público.