Empresários e comerciantes discutem medidas de contenção ao coronavírus

Prefeito Juninho solicitou apoio dos empresários no combate à pandemia.

A prefeitura de Rio Claro realizou nesta quinta-feira (19) no paço municipal mais uma reunião para informar sobre as medidas tomadas pelo município para enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Depois de conversar com líderes religiosos, o prefeito João Teixeira Junior falou com representantes do comércio e da indústria. A recomendação é para que lojistas e empresários façam as adequações necessárias em suas empresas e estabelecimentos para diminuir a aglomeração de pessoas e reduzir o risco de contágio pelo vírus.

“Infelizmente essa doença está causando impacto não só na área de saúde, mas também na economia. Precisamos agir preventivamente para evitar a disseminação em larga escala do vírus na cidade”, comenta o prefeito Juninho, lembrando que as aulas foram suspensas nas escolas municipais, repartições públicas foram fechadas e eventos culturais cancelados. “Estamos agindo com base nas orientações técnicas dos profissionais de saúde, além de observar as instruções dos governos estadual e federal”, frisa.

O secretário municipal de Saúde, Mauricio Monteiro, orientou empresários e comerciantes a reorganizarem o fluxo de pessoas em suas empresas para diminuir as chances de propagação do coronavírus. Algumas medidas foram sugeridas como escalonamento de horário no local de trabalho e no refeitório, distanciamento entre os trabalhadores e higienização frequente do ambiente de trabalho.

Monteiro solicitou apoio na divulgação das informações e orientações oficiais sobre o coronavírus. “Estamos monitorando a situação 24 horas para que estejamos prontos a agir rapidamente em caso de introdução do vírus na cidade”, informa o secretário, ressaltando que as mudanças são diárias e a qualquer momento as ações podem ser revistas.

Também participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; a médica infectologista Suzi Berbert de Souza, diretora municipal de Vigilância em Saúde; os vereadores Irander Augusto, Julinho Lopes, Ruggero Seron, Hernani Leonhardt e Adriano La Torre; Célio Cerri, presidente do Sindicato do Comércio Varejista; Dorival Bueno da Costa, presidente do Sindicato dos Comerciários; Antonio Carlos Beltrame, o Secreta, presidente da Acirc; Clóvis Delboni, da Acirc; João Zaine, gerente regional do Ciesp; e secretários municipais.