Unidades de saúde de Rio Claro recebem mais doses de vacina contra a gripe

Idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde devem ser imunizados nesta primeira etapa da campanha de vacinação.

Rio Claro recebeu na terça-feira (7) mais 8.000 doses de vacina contra a gripe, que nesta primeira etapa da campanha é destinada a idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde.  A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de vacinar 90% das pessoas que compõem esses grupos.  De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica do município foram vacinados 71,79% da população idosa e 74,28% dos profissionais de saúde.

A aplicação das doses é realizada nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, exceto as unidades do Santa Elisa, Jardim Brasília e Vila Cristina.

“A vacina é uma maneira eficaz de se prevenir contra a gripe, por isso a importância de idosos e profissionais de saúde procurarem uma unidade de saúde para serem imunizados”, observa Maurício Monteiro, secretário de Saúde.

O atendimento é feito de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade. A relação de unidades, endereços e telefones pode ser consultada no site da Fundação Municipal de Saúde (www.saude-rioclaro.org.br).

A segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe ocorrerá entre 16 de abril e 8 de maio. Nessa etapa serão vacinados os professores das escolas públicas e particulares, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, além dos profissionais das forças de segurança e salvamento, mediante comprovação de que faz parte desse grupo.

De 9 a 22 de maio será realizada a terceira fase da campanha para vacinação de crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes (em qualquer período gestacional), puérperas (até 45 dias após o parto), população indígena, indivíduos de 55 a 59 anos, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, e pessoas com deficiência.