Unesp de Rio Claro propõe colaborar com a prefeitura no combate ao coronavírus

Universidade pretende produzir máscaras e álcool em gel para os profissionais de saúde.

O prefeito João Teixeira Junior participou nesta quinta-feira (16) de reunião com professores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) para discutir o novo coronavírus (Covid-19). A universidade está propondo colaborar com a prefeitura em ações de combate e enfrentamento à doença. A instituição pretende confeccionar máscaras e produzir álcool em gel para distribuição aos profissionais de saúde, e arrecadar donativos com a comunidade (alimentos, produtos de higiene e limpeza e roupas) para doação às famílias que estão enfrentando dificuldades financeiras por causa da pandemia.

“É muito importante a iniciativa da Unesp que demonstra que o poder público não está sozinho nesse enfrentamento e que a instituição está preocupada com o bem comum”, disse o prefeito Juninho, que agradeceu a universidade e colocou a administração municipal à disposição para colaborar nesse trabalho. “Essa união de esforços é fundamental para enfrentarmos esse inimigo invisível que está fazendo vítimas”, frisou.

A reunião foi coordenada pelo professor José Euzébio de Oliveira Souza Aragão, diretor do Instituto de Biociências da Unesp. “O que pudermos fazer para que o impacto da pandemia seja menor no município, nós faremos”, declarou Aragão na reunião que teve participação presencial e por videoconferência.

A chefe de gabinete da Fundação Municipal de Saúde, Eleny Freitas de Almeida, falou sobre as ações já implantadas e projetos em andamento no sistema de saúde. “Os serviços públicos e privados de saúde estão unidos para atender da melhor forma os pacientes infectados pelo novo coronavírus”, informou Eleny, salientando que o foco do trabalho é a prevenção para evitar saturação do sistema de saúde.

A Acirc (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro) está contatando empresas de confecção para que possam colaborar nesse trabalho, conforme informou Clóvis Delboni, gerente executivo da entidade.

A professora Bernardete Benetti elogiou iniciativa da prefeitura de colocar carros de som na rua orientando a população a ficar em casa e pediu ajuda da prefeitura para realizar trabalho similar na campanha de arrecadação da Unesp, bem como na coleta dos donativos. O professor Eduardo Kokubun informou que a universidade está criando plataforma para divulgação de informações confiáveis sobre a pandemia, e frisou a necessidade do isolamento social.

Também participaram da reunião Alfredo Joaquim Lima Jr., da Santa Casa de Misericórdia; José Martiniano Grillo Neto e Gustavo Roberto Fink, da Unimed; Adenir Gomes, do Hospital Santa Filomena; e professores da Unesp.