Rio Claro é aprovada para aderir ao consórcio intermunicipal de saúde

Cismetro atende 14 cidades com o objetivo de facilitar e agilizar ações conjuntas na área da saúde.

Depois de intenso trabalho realizado, o município de Rio Claro conseguiu aprovação para aderir ao Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas (Cismetro), formado por 14 cidades da região, entre elas Limeira, Cordeirópolis, Santa Gertrudes e Ipeúna. A aprovação foi formalizada na quarta-feira (15) em assembleia do consórcio realizada por videoconferência quando a adesão de Rio Claro teve aprovação unânime dos prefeitos.

O prefeito João Teixeira Junior comenta que a aprovação de Rio Claro na assembleia é uma grande conquista. “Conversamos com vários prefeitos que fazem parte do consórcio e visitamos algumas para conhecer o serviço e é inegável o ganho para o setor de saúde, tanto financeiro quanto na oferta de mão de obra e procedimentos”, destaca Juninho, salientando que outros municípios tentaram aderir ao Cismetro e não conseguiram.

O Cismetro é uma entidade de direito privado que trabalha seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, todos os serviços e procedimentos são pagos com base na tabela do SUS, mais barata que a tabela de mercado, o que gera economia de recursos ao município. “Através do consórcio teremos condições de fazer mais serviços gastando menos”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Maurício Monteiro, frisando que o município tem autonomia para definir sua linha de trabalho. “Podemos contratar serviços e mão de obra em áreas em que temos maior demanda”, explica.

O prefeito Juninho observa que a adesão ao consórcio é legal e está prevista na legislação desde 1997, além de atender recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Acredito que a adesão do município trará um ganho muito grande para o setor de saúde de Rio Claro, principalmente para atender áreas em que há demanda reprimida”, pontua Juninho.

A oficialização do município ao consórcio depende de aprovação da Câmara Municipal e do Conselho Municipal de Saúde.