Arquivo Público de RC oferece conteúdos históricos nas redes sociais

Atividades virtuais são opção durante a quarentena contra o coronavírus.

Para aproximar a população do acervo e atividades técnicas, além de oferecer conteúdo diferenciado àqueles que se interessam pela história rio-clarense, o Arquivo Público e Histórico do Município de RIo Claro vem apresentando exposições e divulgando seu trabalho  interno institucional de maneira diferente neste período de quarentena, por meio do instagram e do facebook. As próximas exposições virtuais programadas terão foco em aspectos legais da gestão de documentos públicos e mostrarão várias curiosidades sobre reparos em documentos raros. Em breve também serão exibidos novos documentários e  foto montagens artísticas.

Desde o dia 30 de março, com a hashtag APHemCasa (#APHemCasa), o setor de difusão do acervo divulga itens iconográficos da autarquia com diversas exposições virtuais. Mostra também recortes e conteúdos da hemeroteca, que informam com dados históricos importantes e entretém com conteúdos curiosos sobre uma Rio Claro de outros tempos.

“Tão importante quanto conteúdos históricos, são as exposições virtuais com referenciais técnicos de guarda, gestão, preservação e acesso documentais”, comenta a superintendente do Arquivo Público, Mônica Frandi Ferreira. As mini-exposições virtuais, até o momento, compõem um conjunto de mais de oitenta arquivos digitais, entre fotos, referências técnicas, notas de jornais municipais, apresentações de documentários, chamadas diversas, comunicados, “stories” divertidos, entre outros, o que vem animando o público e aumentado significamente a interação e participação ativa dos munícipes nas redes institucionais do Arquivo Público. 

A instituição, segundo o decreto 11.806 de março deste ano que trouxe as determinações para o distanciamento social, alterou o horário de funcionamento, “porém, continua ativa no compromisso em trabalhar com excelência na preservação do patrimônio documental e na organização do acervo para atender ao poder público e ao cidadão, mantendo as atividades de rotina interna e demais projetos, permitindo ao público externo o acesso às informações de maneira remota, por e-mail e telefone”, detalha a superintendente do Arquivo Municipal.

Para informações e solicitações de documentos, a comunidade pode contatar o Arquivo pelo telefone (19) 3522-1948, e pelos e-mails pesquisa@aphrioclaro.sp.gov.br, arquivointermediario@aphrioclaro.sp.gov.br e arquivo@aphrioclaro.sp.gov.br. Outra opção é o whatsapp (19) 99562-5563. Neste período de quarentena o expediente da autarquia é de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas.  Nas redes sociais o público pode seguir o Arquivo Público no instagram @arquivoderioclaro e pela página Arquivo Público e Histórico de Rio Claro no Facebook.