Exames de coronavírus terão resultados mais rápidos em Rio Claro

Duas máquinas foram emprestadas pela Unesp ao Instituto Adolfo Lutz possibilitando análise dos exames na cidade.

Os exames para diagnóstico da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, devem ter resultados mais rápidos em Rio Claro. Chegaram ao laboratório regional do Instituto Adolfo Lutz de Rio Claro duas máquinas emprestadas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Rio Claro, que serão utilizadas na realização de testes.

“É uma ótima notícia para a cidade, já que com isso os exames de PCR de coronavírus poderão ser realizados aqui, dando uma resposta mais rápida aos pacientes com síndrome respiratória e seus familiares”, observa o prefeito João Teixeira Junior, acrescentando que a estimativa é de sejam feitos aproximadamente 90 testes por dia. “Com esta parceria entre prefeitura, Unesp e Instituto Adolfo Lutz quem ganha é a população”, destaca Juninho, agradecendo a Unesp pela cessão das máquinas.

O Instituto Adolfo Lutz de Rio Claro atende 26 cidades da região, entre elas Piracicaba e Limeira. “Até então os exames de Rio Claro eram encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz central, agora o laboratório daqui ganha condições de processar as amostras e emitir resultados”, observa Maurício Monteiro, secretário municipal de Saúde.

Além dos dois equipamentos cedidos temporariamente pela Unesp, para a realização dos exames da Covid-19 no Instituto Adolfo Lutz de Rio Claro foram necessários treinamentos e capacitação de funcionários. A expectativa é de que os exames comecem a serem feitos no laboratório de Rio Claro nas próximas semanas.