Rio Claro realiza operação de fiscalização no comércio para aumentar isolamento

Município intensifica fiscalização para manter comércio fechado e ampliar o isolamento social.

A prefeitura de Rio Claro iniciou nesta segunda-feira (4) a operação “Estou com Rio Claro e não abro” que intensifica a fiscalização no comércio local para aumentar o isolamento social, uma das medidas mais eficazes para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). O trabalho foi feito na Rua 3 no Centro, na Avenida M-23 no Cervezão e na Estrada de Jacutinga, com carro de som orientando sobre a necessidade de ficar em casa e viaturas da fiscalização municipal (Vigilância Sanitária e Secretaria de Governo), do Departamento de Trânsito, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM). “É um momento difícil para todos, mas precisamos nos unir para vencer essa pandemia”, comenta o prefeito João Teixeira Junior.

Os fiscais orientaram comerciantes sobre a importância de manter os estabelecimentos fechados, além de informá-los que o índice de isolamento social será um dos critérios a serem adotados pelo governo estadual para uma eventual flexibilização da quarentena. “A taxa de isolamento em Rio Claro caiu de 62% para 48% e precisamos elevar esse índice se quisermos obter permissão para flexibilizar a quarentena de maneira gradativa e segura”, pontua o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, que acompanhou a operação com Ricardo Gobbi e Silva, secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento.

Os comerciantes devem ficar atentos às normas que determinam o que pode ou não funcionar. “Nesse primeiro momento vamos orientar, mas se o estabelecimento persistir na desobediência ficará sujeito às penalidades previstas na legislação”, explica Gobbi, lembrando que as regras devem ser seguidas por todos. “Mesmo estabelecimentos com autorização de funcionamento devem adotar medidas para evitar aglomerações e diminuir os riscos de contágio do novo coronavírus”, frisa Gobbi.

A operação prosseguirá nos próximos dias com fiscalização em outros pontos da cidade. Também haverá ronda de manutenção, com viaturas percorrendo locais já fiscalizados para verificar se as regras estão sendo cumpridas.