Prefeito anuncia a chegada de 10 mil testes rápidos para coronavírus

Kits são destinados a profissionais de saúde e forças de segurança, e pacientes em estado grave.

O município de Rio Claro recebeu nesta semana 10 mil kits de testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19), que foram adquiridos pela prefeitura. Os testes foram adquiridos com recursos do próprio município. O anúncio foi feito pelo prefeito João Teixeira Junior em live realizada no final da tarde desta terça-feira (5). “É mais uma medida importante que adotamos para enfrentar essa pandemia e diminuir a curva de contágio em nossa cidade”, comenta o prefeito Juninho.

Os kits serão destinados exclusivamente para profissionais de saúde e das forças de segurança que apresentarem sintomas da Covid-19, pacientes com quadro clínico grave e em casos de mortes suspeitas. “Os testes não são considerados resultado final para diagnóstico de coronavírus, mas ajudam a nortear o trabalho dos profissionais de saúde e o tratamento do paciente, bem como agilizar o isolamento em caso de necessidade”, explica o secretário municipal de Saúde, Maurício Monteiro.

Para conter o avanço do coronavírus na cidade, a prefeitura realizou outras ações como suspender as aulas nas escolas municipais, diminuir a circulação de ônibus do transporte coletivo, fechar estabelecimentos comerciais não essenciais e interromper atendimento presencial em repartições públicas para evitar aglomeração de pessoas. A prefeitura também criou o programa Alimentação Escolar Direito em Casa que destina R$ 60,00 por aluno da rede pública municipal de ensino que atenda os critérios sociais, e realiza atendimento emergencial a famílias carentes através de doações de alimentos arrecadados pelo Fundo Social de Solidariedade.