Servidores da saúde passam por testes rápidos para covid-19

Na próxima semana também serão testados profissionais da segurança.

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro iniciou nesta semana a realização de testes rápidos para covid-19 em suas equipes de trabalho. Na quinta-feira (21) exames foram realizados em servidores que atuam no setor administrativo da secretaria. Antes disso o teste já havia sido feito em profissionais do pronto-socorro municipal, unidades de pronto atendimento, Caps III e Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica.

“São pessoas que lidam diariamente com público e atendem grande fluxo de pessoas”, observa Maurício Monteiro, acrescentando que a testagem faz parte do planejamento para identificar profissionais que possam estar com o vírus e impedir que transmitam para outras pessoas.

Na semana que vem os testes rápidos começam a ser feitos em profissionais que atuam no setor de segurança, incluindo policiais e guardas municipais. O município dispõe de 14 mil testes rápidos, sendo que 10 mil foram comprados pela prefeitura e o restante repassado pelo governo federal.

“Os profissionais de saúde e segurança atuam na linha de frente no enfrentamento à pandemia, por isso acompanhar o quadro de saúde destes funcionários é parte fundamental da estratégia que o município coloca em ação para conter o novo coronavírus”, destaca o prefeito João Teixeira Junior.

Também serão atendidos os profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família e em atendimentos especializados. No caso dos pacientes graves o teste é utilizado a partir do oitavo dia de sintoma, antes disso o diagnóstico é feito por exame de laboratório.