Com pediatria e ginecologia, unidade do Bonsucesso é entregue à comunidade

Além das especialidades, unidade ganha maior capacidade de atendimento.

“A unidade ficou muito melhor, teve um ganho muito grande, já que o prédio estava precisando de reforma e aqui é realizado um serviço importante com qual podemos contar quando precisamos”, comemora Aparecido José dos Santos, uma das milhares de pessoas atendidas na unidade de saúde da família (USF) do Bonsucesso, em Rio Claro, que depois de reformada foi entregue na quarta-feira (27) à comunidade.

“A saúde é prioridade e o foco desta administração está no cuidado com as pessoas”, destacou o prefeito João Teixeira Junior, lembrando melhorias que foram implantadas na região do Bonsucesso, Novo Wenzel e Bom Retiro. “O acolhimento faz a diferença para quem é atendido. A melhor estrutura, aliada ao carinho dedicado pelos profissionais, contribui para que os pacientes se sintam bem acolhidos”, acrescentou o prefeito Juninho.

Além de ser reformada e ampliada, a unidade de saúde ganhou maior capacidade de atendimento e a implantação de especialidades médicas. Os atendimentos de pediatria e ginecologia passam a ser realizados na USF. “Com isso os atendimentos ganham qualidade e maior disponibilidade de serviços o que desonera as unidades de urgência”, observou Maurício Monteiro, secretário de saúde. Assim que houver liberação do governo federal, a unidade atenderá em horário estendido, até as 19 horas.

“Trabalho como esse nos engrandece e hoje temos a representação do nosso esforço somado à ação de Deus”, ressaltou o irmão Hely Vaz Diniz, representando o Claretiano – Centro Universitário.

O vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal, destacou que as parcerias marcam positivamente a atual gestão municipal. “Além dos recursos investidos na ampliação do prédio, o Claretiano está aportando mão de obra qualificada para atender a comunidade”, comentou André Godoy. Os vereadores Adriano La Torre, Hernani Leonhardt e Julinho Lopes e o secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, também estiveram na unidade de saúde.

“Com a parceria estamos otimizando os serviços de prevenção e promoção à saúde e isso associado a ensino gera dados que auxiliam na gestão da saúde”, disse Jair Verginio Junior, diretor de Atenção à Saúde, da Secretaria Municipal, e coordenador do curso de medicina do Claretiano.

Para quem vive o dia-a-dia na unidade a reforma e ampliação também contribui para o desempenho das funções. “Para nós é uma conquista que representa melhores condições de atendimento à população e de trabalho para os funcionários”, ressaltou José Laerte Goes Junior, que coordena as equipes na unidade de saúde.

Com a reforma, a unidade ganhou quatro novos consultórios médicos, área coberta para ambulâncias, nova recepção e áreas para uso dos colaboradores, entre outras melhorias.

Na próxima segunda-feira (1º) será a vez da unidade do Mãe Preta retomar os atendimentos. Além de Bonsucesso/Novo Wenzel e Mãe Preta, estão sendo reformadas as unidades do Jardim Novo I e Jardim Terra Nova, ambas com as obras já avançadas. As obras têm investimento de cerca de R$ 2 milhões e são custeadas pelo Claretiano que utiliza as unidades para estágio dos alunos do curso de medicina.