Rio Claro amplia leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19

Com o aumento de casos que exigem internações, município providenciou mais dez leitos de UTI.

Mais uma medida importante para o setor de saúde de Rio Claro no combate ao coronavírus. O município abre na quarta-feira (10) mais dez leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), sendo que oito serão para atendimentos da rede pública de saúde. Os novos leitos estão sendo contratados pela prefeitura e serão destinados exclusivamente ao atendimento de casos da Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus. Os leitos estão sendo instalados na Santa Casa de Misericórdia.

“Desde o início da nossa administração a saúde é prioridade e essa ampliação de leitos representa a seriedade no trabalho que vem sendo feito”, destaca o prefeito João Teixeira Junior. “Esse é um investimento que o município está fazendo para possibilitar esta ampliação que, neste momento, é muito importante”, acrescenta o prefeito Juninho, que tratou do assunto dos novos leitos em reunião realizada na segunda-feira (8) na Secretaria Municipal de Saúde.

O credenciamento para a ampliação dos leitos foi realizado pelo hospital no Ministério da Saúde como medida de enfrentamento à Covid-19. “Esta é uma nova etapa da ampliação de leitos, que tem se mostrado necessária por conta da crescente demanda que temos tido no número de casos”, observa Maurício Monteiro, secretário de Saúde, lembrando que recentemente o município já havia ampliado em dez o número de leitos em UTI na Santa Casa. “As taxas de ocupação de leitos dependem muito do comportamento da população, que não pode relaxar nas medidas preventivas”, acrescenta o secretário.

Conforme boletim divulgado no início da noite desta segunda-feira (8), o município registrou 190 casos de coronavírus e o número de pacientes que precisam de internação também cresceu. Os novos leitos visam atender essa demanda, conforme informou Francisco Sterzo Junior, diretor operacional que representou a Santa Casa na reunião realizada na segunda-feira, juntamente com Alfredo de Lima Junior, diretor administrativo.

Com essa ampliação, a rede pública de saúde em Rio Claro passa a contar com 28 leitos de atendimento para pacientes vítimas da Covid-19.