Rio Claro realiza Semana do Aleitamento Materno

Todo conteúdo será disponibilizado à população via internet.

Na semana do aleitamento materno, de 1º a 7 de agosto, Rio Claro promove atividades on-line com conteúdo voltado aos profissionais de saúde e também ao público em geral, com informações para incentivar o aleitamento e auxiliar quem tem dúvidas relacionadas ao tema. Os vídeos poderão ser acessados a partir de sábado (1º) às 10 horas no link bit.ly/SMAMRC2020.

“A amamentação está diretamente ligada à saúde do bebê e é importante que as mães tenham conhecimento dos benefícios que o ato de amamentar promove, inclusive para o fortalecimento de vínculos entre mãe e filho”, observa Maurício Monteiro, secretário de Saúde.

“Como mãe de duas filhas sei que muitas vezes não é fácil, porém quando conseguimos amamentar nossos filhos é muito gratificante”, destaca Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade, acrescentando que amamentar é um ato de amor.

A programação diversificada foi dividida em sete vídeos que abordam diferentes assuntos, todos relacionados à amamentação. No primeiro vídeo a dentista Rute Jorge fala sobre amamentação em tempos de Covid-19. O segundo vídeo orienta sobre como desengasgar o bebê, em que o enfermeiro Carlos Bonato ensina os procedimentos de primeiros socorros. O papel da fonoaudiologia na amamentação é o tema do terceiro vídeo, realizado pela fonoaudióloga Ana Elisa Gouveia. Os direitos trabalhistas durante a amamentação serão abordados por Cristina Zaia, diretora de recursos humanos da Secretaria de Saúde. A enfermeira Fabiana Mota irá falar no quinto vídeo sobre mitos e verdades na amamentação. O tema do sexto vídeo é “Promovendo o aleitamento materno – reflexões holísticas”, em aula ministrada por Mônica do Carmo, coordenadora de Nutrição do Centro Universitário Claretiano. Já Maria Aparecida Marin Morales, docente do Instituto de Biociências da Unesp, falará sobre amamentação e planeta sustentável, tema do sétimo vídeo.

“Tentamos contemplar na programação assuntos que normalmente geram dúvidas nas mães, sem deixar de abrir novas discussões e ampliar o conhecimento a que estas mães terão acesso, visando auxiliar no sucesso da amamentação”, observa Bruna de Oliveira, chefe da Seção de Educação e Saúde, Treinamento e Desenvolvimento, da Secretaria de Saúde.

O conteúdo também inclui exposição fotográfica de obras de arte relacionadas à amamentação e também relatos de mães, que compartilham suas experiências e falam sobre como foi amamentar. Na página também serão disponibilizados desenhos que poderão ser impressos para as crianças colorirem.

A 22ª Semana do Aleitamento Materno é realizada pela prefeitura de Rio Claro, por intermédio das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Cultura e também Fundo Social de Solidariedade, além da Câmara Municipal. O apoio é do Claretiano.