Tanquinho conta sua história em livro

Tanquinho conta sua história em livro
Tanquinho conta sua história em livro

    A história do bairro rural de Tanquinho, sede do distrito piracicabano de Guamium, está contada em livro que vem despertando o interesse também de moradores de Rio Claro. Tanquinho foi oficialmente criado em agosto de 1971, mas é considerado pelos historiados como local centenário, talvez com a mesma idade de Rio Claro – 183 anos – pois era ponto de referência para os viajantes que andavam de carroças e troles e ali encontravam água do ribeirão Duas Águas para dar de beber aos animais.  Grande parte destes viajantes fazia o trajeto entre Rio Claro e Piracicaba.

    Hoje com mais de 60 famílias na parte rural e outro tanto no perímetro urbano, Tanquinho tem localização estratégica na região, a 18 quilômetros do perímetro urbano de Piracicaba, a 10 quilômetros de Iracemápolis, a 18 quilômetros de Rio Claro e a 20 quilômetros de Limeira. A história de Tanquinho é também um pouco da história destes municípios, conforme se observa na apresentação do livro feita pelo professor José Molina Filho.

    “Tanquinho: Seu Povo, Sua História, Sua Glória procura mostrar o que aconteceu àqueles que vieram de outros mundos, para substituírem escravos negros nos eitos do cafezal e das lavouras de cana-de-açúcar”, escreve Molina. O livro traz uma lista com nomes de famílias tradicionais que residiram ou residem em Tanquinho, como Nalim, Faganello, Frasson, Coletti, Rossetti, Marchiori e Penteado.

    O livro traz histórias contadas por seus moradores, fac-símiles de reportagens e documentos oficiais sobre Tanquinho, antigas fotografias e uma cronologia de sua história. São 134 páginas, organizadas por Sabrina Rodrigues Bologna, com a participação de Archimedes Lauro Frasson, Orlando Raitano e José Albertino Bendassolli.

    “É uma publicação valiosa por resgatar a história de Tanquinho, que diz respeito a muitas famílias rio-clarenses, e que serve de exemplo para que outras localidades se entusiasmem em registrar suas lutas e conquistas”, afirma o prefeito Du Altimari, que domingo participou da cerimônia de lançamento do livro, ao lado do secretário municipal de Cultura, Ney Fina, do ouvidor do município, Francisco Marchiori Junior, e da vice-presidente da Câmara, Maria do Carmo Guilherme.

    Informações sobre o livro Tanquinho: Seu Povo, Sua História, Sua Glória podem ser conseguidas pelo telefone 3522-8000.