Rio Claro realiza campanha contra a Aids

Teste de HIV é realizado nas unidades de saúde e no Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais (Sepa).

Terça-feira, 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em Rio Claro estão sendo desenvolvidas ações que chamam a atenção da comunidade para a importância da prevenção à doença, além de incentivar a realização de exames. A estratégia tem por finalidade detectar a presença do vírus o mais cedo possível para que o início do tratamento aconteça previamente, mantendo a qualidade de vida do paciente.

“O exame é gratuito e está disponível em todas as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família de Rio Claro”, informa Maurício Monteiro, secretário de Saúde do município. O teste também pode ser feito no Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais (Sepa), que fica na Avenida 19 esquina da Rua 10, bairro Consolação. Para isso, basta fazer agendamento pelo telefone 3533-3350.

A partir da identificação do caso positivo o paciente passa a ser acompanhado por equipe do Sepa e inicia o tratamento. “A realização do tratamento corretamente é fundamental para a manutenção da qualidade de vida do paciente”, observa Rafaela Martinez, responsável pelo Sepa, acrescentando que qualquer pessoa que tenha um comportamento de risco está suscetível a contrair o vírus. Atualmente, em Rio Claro, 722 pessoas com HIV realizam o tratamento no Sepa.

A transmissão do HIV se dá principalmente por meio de relação sexual sem uso de preservativo, compartilhamento de seringas e contato com material perfurocortante contaminado.

Ao longo do mês de dezembro as unidades de saúde realizarão ações para incentivar a realização do teste de HIV. Além disso, a Secretaria de Saúde, por meio da Seção de Educação e Saúde, produziu vídeo orientativo à comunidade com a participação da equipe do Sepa. O material pode ser acessado no link https://www.youtube.com/watch?v=JxlGMjDlrYU&feature=youtu.be.