Unidade de saúde do Jardim Novo é entregue reformada e ampliada

Especialidades de pediatria e ginecologia serão implantadas em parceria com o Claretiano.

Quem chega à unidade de saúde do Jardim Novo, em Rio Claro, encontra ambiente melhor estruturado e mais acolhedor para a realização dos procedimentos. Taciane Maria da Silva, já sentiu essa diferença. “Ficou bem melhor”, afirma Taciane, que faz monitoramento da pressão arterial na unidade. “Para a minha saúde isso é muito importante e o atendimento que recebo da equipe é muito bom”, completa.

A unidade foi reestruturada por meio de parceria entre a prefeitura e o Claretiano – Centro Universitário. Com 16 novas salas de atendimento, a USF foi ampliada e renovada para no ano que vem receber duas novas equipes de atendimento e também as especialidades de pediatria e ginecologia. Com isso, haverá maior capacidade de atendimento, também por conta do horário ampliado, já que, assim que for autorizado pelo Ministério da Saúde, a unidade irá funcionar até as 19 horas, duas horas a mais do que o horário atual de atendimento, que vai até as 17 horas.

“Saúde é mais do que proporcionar bem estar físico e mental, envolve também respeito e dignidade. É isso que queremos oferecer para a população atendida e para os colaboradores que acolhem a comunidade”, destaca o prefeito em exercício Marco Antonio Bellagamba, agradecendo o Claretiano pela parceria, por meio da qual também foram reformadas as unidades do Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova. O Cel. Bellagamba lembrou que João Teixeira Junior, o Juninho, também sempre defendeu um ótimo acolhimento nos serviços públicos.

“A população dessa região tem crescido muito e a reforma e ampliação desta unidade tem como objetivo atender essa demanda”, observa Maurício Monteiro, secretário de Saúde, reforçando que o papel das unidades da atenção básica se volta principalmente para a prevenção e promoção da saúde.

“Agradecemos a oportunidade de poder fazer esse investimento, que vai proporcionar melhor atendimento à população e a possibilidade de formação de novos médicos”, disse o padre Luiz Botteon, reitor do Claretiano Faculdade. As quatro unidades reformadas em parceria com o Claretiano serão utilizadas para estágios dos alunos do curso de medicina da instituição.

A enfermeira responsável pela unidade, Angela Maria Moraes, reforça que as melhorias possibilitam melhor acolhimento à população e dão melhores condições de trabalho aos servidores.

Também acompanharam a reabertura da unidade do Jardim Novo o vereador Julinho Lopes; Jair Verginio Junior, diretor de Atenção à Saúde, da Secretaria Municipal, e coordenador do curso de medicina do Claretiano; Osvaldo Celotti, pró-reitor administrativo do Claretiano; e Leandro Pauletti, pró-reitor acadêmico.