Mais de 50% dos idosos em casas de repouso foram vacinados no primeiro dia


Quatro instituições já foram atendidas e as demais terão vacinação na semana que vem.
 
Idosos de instituições de longa permanência começaram a ser vacinados contra a Covid-19 na sexta-feira (29) em Rio Claro. Neste primeiro dia 366 doses da vacina foram aplicadas em idosos e profissionais de saúde que cuidam diretamente de idosos no Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo, Hospedaria de Emaús, Lar Bethel e Casa de Repouso Família. A estimativa do município é vacinar ao todo cerca de 500 idosos em casas de repouso e profissionais de saúde destas instituições.
“A vacina representa mais segurança para os nossos idosos, que convivem com o medo de contrair o vírus, principalmente por conta da letalidade da doença nas maiores faixas etárias”, ressalta Gislaine Rocha, nutricionista da Hospedaria de Emaús. Lá foram vacinados 125 idosos e profissionais de saúde. No Abrigo São Vicente 150 idosos e profissionais foram vacinados, no Lar Bethel a primeira dose da vacina foi aplicada em 79 idosos e profissionais de saúde e na Casa de Repouso Família a vacinação foi iniciada com 13 vacinados. Na semana que vem a vacinação deve ser feita  nas demais casas de repouso município.
A Secretaria Municipal de Saúde também continua fazendo a vacinação dos profissionais de saúde nos locais de trabalho. Na sexta-feira (29) 368 profissionais de saúde receberam a primeira dose da vacina. Até o momento, o município vacinou 3.183 profissionais de saúde que atuam em locais onde se concentram atendimentos, como hospitais e unidades de saúde. O total de vacinados é 3.549
Rio Claro recebeu na quarta-feira (27) 2.420 doses da vacina de Oxford, que somadas às 3.160 doses recebidas na quinta-feira passada totalizam 5.580 doses de vacina contra a Covid-19. As duas vacinas, tanto de Oxford como CoronaVac, necessitam de aplicação de segunda dose e isso será feito repetindo a mesma vacina da primeira dose aplicada.
A estimativa é que o município tenha mais de 7.500 profissionais de saúde. O número total de vacinas que o município recebeu ainda é insuficiente para atender todos esses profissionais.
Por enquanto, a população não deve procurar pela vacina e deve aguardar orientações da Secretaria Municipal de Saúde. Os demais profissionais de saúde que não forem contemplados neste primeiro momento devem fazer o pré-agendamento para vacina no link https://formulariocovid.saude-rioclaro.org.br/index.php