Em Rio Claro, agendamento para teste de Covid-19 pode ser feito pelo celular

Exames são realizados de segunda a sábado a partir de agendamento prévio.

Rio Claro iniciou na segunda-feira (8) testagem em massa da população para detectar Covid-19. Os exames serão realizados até dia 8 de março, a partir de agendamento prévio. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é que neste período mais de 3.300 testes sejam feitos, com média diária de 160 exames. A testagem em massa não significa que toda a população será testada, mas sim que um grande grupo de pessoas passará pelo teste, permitindo às autoridades de saúde fazerem um mapeamento mais preciso da doença. O prefeito Gustavo Perissinotto acompanhou a realização dos primeiros testes, na Faculdade Anhanguera, onde foi recepcionado por Thais e Adrián Bevilacqua, diretores da faculdade.

O agendamento via internet está encerrado, porém os interessados em realizar o teste podem agendá-lo pelo número (19) 98770-7085. Os testes são feitos de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, na Faculdade Anhanguera. Excepcionalmente nos dias 13, 15, 16 e 17 de fevereiro não haverá testagem.

“Essa ação é muito importante para levantamento dos dados epidemiológicos do município, além de impactar na redução da cadeia de transmissão”, observa Alcione Buzzo, diretora do departamento de gestão SUS, da Secretaria Municipal de Saúde.

Depois de realizar o agendamento, a pessoa deve comparecer à Faculdade Anhanguera, onde serão feitos os testes, no dia e horário marcados. É necessário apresentar documento de identidade e ter mais de 18 anos.

O resultado do teste fica pronto em poucos minutos e a pessoa já sai do local do teste com as orientações de como deve proceder. Para realizar o exame não será preciso estar com sintomas da Covid-19. Assintomáticos e também quem teve contato com alguém infectado estão entre o público alvo da ação, que é uma parceria da prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria de Saúde, com a Faculdade Anhanguera. As pessoas que tiveram Covid-19 há menos de 40 dias e quem já recebeu a vacina contra a Covid-19 não devem fazer o teste. A Faculdade Anhanguera fica na Rua 22, 669, Chácara Lusa, na região sul da cidade.As unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, onde são atendidos os casos leves de Covid-19, também passaram a realizar os testes para Covid. Nas unidades serão realizados ao todo cerca de 900 exames.