15% das pessoas faltam em agendamento do teste de Covid

As faltas no agendamento tiram possibilidade de mais pessoas serem testadas.

Rio Claro iniciou no dia 8 a testagem em massa da população para detectar Covid-19. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde era realizar 3.300 testes até 8 de março, com média diária de 160 exames.

“Infelizmente este número não deverá ser alcançado, pois muita gente marca o dia para fazer o teste e não comparece”, lamenta Alcione Buzzo, diretora municipal de gestão SUS. Levantamento aponta que diariamente entre 20 a 25 pessoas faltam ao agendamento. “Quem age assim tira a oportunidade de outra pessoa fazer o teste”, observa Alcione.

Os testes são gratuitos e realizados de segunda a sábado das 8 às 17 horas na Faculdade Anhanguera, que fica na Rua 22, 669, Chácara Lusa, na região sul da cidade.

O agendamento para os testes deve ser feito exclusivamente pelo telefone (19) 98770-7085. Na hora do teste é necessário apresentar documento de identidade e ter mais de 18 anos.

A testagem em massa não significa que toda a população será testada, mas sim que um grande grupo de pessoas passará pelo teste, permitindo às autoridades de saúde fazerem um mapeamento mais preciso da doença.

O resultado do teste fica pronto em poucos minutos e a pessoa já sai do local do teste com as orientações de como deve proceder. Para realizar o exame não é preciso estar com sintomas da Covid-19. Assintomáticos e também quem teve contato com alguém infectado estão entre o público alvo da ação, que é uma parceria da prefeitura de Rio Claro com a Faculdade Anhanguera. As pessoas que tiveram Covid-19 há menos de 40 dias e quem já recebeu a vacina contra a Covid-19 não devem fazer o teste.

As unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, onde são atendidos os casos leves de Covid-19, também passaram a realizar os testes para Covid. Nas unidades não há necessidade de agendamento e serão realizados ao todo cerca de 900 exames.