Cartilha aborda cuidados com a Covid-19 pelas pessoas com deficiência

Material produzido pelo governo estadual está no link encurtador.com.br/ksJLU.

Com o agravamento da pandemia em todo o país, oscuidados sanitários da população se tornam ainda mais importantes para reduzir o ritmo de contaminação e evitar colapso na rede de saúde. Além das recomendações gerais, como usar máscara, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, evitar aglomerações e sair de casa apenas quando for necessário, alguns segmentos da população devem tomar cuidados específicos, como é o caso das pessoas com deficiência.

“Há orientações técnicas voltadas particularmente para esse público”, destaca o assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer, reforçando a necessidade de todos colaborarem para que a pandemia fique sob controle. “Para ajudar nisso, estamos reforçando a divulgação da cartilha disponibilizada pelo governo estadual sobre prevenção da Covid-19 para pessoas com deficiência”, acrescenta.

O material pode ser acessado pelo link encurtador.com.br/ksJLU. A cartilha tem especificações quanto à prevenção contra o coronavírus para pessoas com deficiência visual, com deficiência auditiva e deficiência física, além de ensinar como higienizar corretamente as mãos em caso de pessoas com hemiplegia (paralisia de parte esquerda ou direita do corpo).

Outras orientações importantes referem-se à higiene de pessoas com deficiência intelectual, pessoas com transtorno de espectro autista e de pessoas com deficiência mental e psicossocial.

A cartilha do governo estadual foi desenvolvida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.