Rio Claro aumenta em 52% aplicação de testes de Covid-19

De sexta-feira até o dia 19, três mil professores e funcionários da rede de ensino farão o teste.

Fundamental para o desenvolvimento de ações eficazes de enfrentamento da pandemia, a aplicação de testes para a detecção da Covid-19 foi ampliada em quase 52% no município de Rio Claro neste ano em relação ao ano passado. Entre testes rápidos e os do tipo RT-PCR, o município saltou da média de 2.725 procedimentos por mês em 2020 para 4.130 em 2021.

“A testagem em massa é um elemento essencial para que tenhamos mapeamento mais preciso da doença e por isso estamos priorizando, junto com várias outras ações, a aplicação dos testes”, explica o secretário municipal de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel.

Números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde mostram que nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 a quantidade de testes do tipo RT-PCR, também conhecidos como testes “moleculares”, foi 180% maior que a aplicada no ano passado entre maio, quando se iniciou a testagem em massa, e dezembro. Nos dois primeiros meses deste ano o município realizou 1.260 testes RT-PCR, média de 630 por mês. Em 2020 foram 1800, média mensal de 225.

Já a aplicação dos testes rápidos, também conhecidos como testes “sorológicos”, cresceu 40% em Rio Claro neste ano em relação ao ano passado. Em dois meses a prefeitura fezcerca de sete mil testes, e entre maio e dezembro de 2020 foram realizados 20 mil. Ou seja, a média mensal de 2.500 testes rápidos no primeiro ano da pandemia subiu para mais de 3.500 por mês neste ano.

A prefeitura de Rio Claro continua realizando testes de coronavírus. De 15 a 19 deste mês será realizada a testagem de 3.500 professores e funcionários da rede pública municipal de ensino, ação feita em trabalho conjunto das secretarias municipais de Saúde e Educação, Instituto Butantan e Faculdade Anhanguera.

No mês passado a prefeitura também iniciou testagem em massa a partir de agendamento prévio, em parceria com a Faculdade Anhanguera. Cerca de 3.300 testes foram agendados.

Além disso, as unidades básicas de saúde e as unidades de saúde da família de Rio Claro também realizam testes de Covid-19, sem necessidade de agendamento prévio.