Velho eucalipto será removido do Jardim Público

Queda de outra espécie no domingo acelerou processo de remoção da árvore.

Numa operação que envolverá várias secretarias municipais, concessionária de energia elétrica, bombeiros e agentes de trânsito, a prefeitura de Rio Claro fará nesta quarta-feira (10) a remoção de um velho eucalipto da principal praça da cidade, o Jardim Público.

Com mais de 20 metros de altura, toneladas de peso e considerado árvore das mais antigas do jardim, o eucalipto está ao lado do local onde no domingo tombou outro eucalipto com características semelhantes.

“Não podemos deixar as pessoas em risco”, afirmou o prefeito Gustavo Perissinotto em reunião no final da tarde desta segunda-feira (8) com as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Segurança e Obras, e Defesa Civil, para tratar do assunto.

Um laudo de 2019 da Secretaria Municipal de Agricultura já apontava a necessidade da retirada da árvore. “Felizmente o outro eucalipto caiu numa tarde de domingo chuvosa, quando a praça tem pouca gente. Se fosse num dia de expediente normal, poderíamos ter tido uma tragédia”, observa Leandro Geniselli, secretário municipal de Meio Ambiente.

Os serviços para a retirada do eucalipto deverão ser iniciados logo no início da manhã de quarta-feira (10). O trânsito será fechado na Rua 3 com a Avenida 3 e na Avenida 1 com Rua 2, inclusive para pedestres. As filas dos bancos no entorno do jardim também terão controle de segurança. A prefeitura participará com equipes do Meio Ambiente, Agricultura, Obras e Segurança, com o apoio da Elektro e Corpo de Bombeiros.