Vacinação nesta 5ª-f será somente para quem já tomou primeira dose

Com baixo estoque, município vai usar vacinas para quem tomou primeira dose em 12 de fevereiro.

Com o grande número de pessoas que procuraram os postos de vacinação em Rio Claro nesta quarta-feira (10) para tomar a segunda dose de vacinação contra o Covid-19, o estoque de vacinas no município foi reduzido.

Em virtude disto, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu que nesta quinta-feira (11) as doses restantes estarão disponibilizadas exclusivamente para pessoas que tomaram a primeira dose da Coronavac/Butantan no dia 12 de fevereiro. A medida foi adotada para que não haja atraso na segunda dose dos idosos.

O setor de vigilância epidemiológica do município aguarda notícia do governo estadual sobre nova entrega de lote de vacinas para, então, retornar o trabalho de imunização dos grupos prioritários.

Até quarta-feira (10), em Rio Claro, foram aplicadas 23.423 doses, sendo 16.216 primeiras doses e 7.207 segundas doses.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta quem for tomar a vacina para que evite os locais com maior número de pessoas, como a UBS da 29. É importante ficar atento ao calendário da segunda dose pelo fato das datas de março marcadas na carteirinha terem mudado devido ao município ter recebido com atraso os lotes das vacinas. Para ser vacinada a pessoa deve apresentar cartão SUS, CPF, RG e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

A vacinação está sendo feita nas quatro unidades básicas de saúde e nas 16 unidades de saúde da família. A secretaria de saúde também tem a colaboração de equipe da Santa Casa vacinando no Pronto Atendimento São Rafael, acesso pela Rua 1, entre avenidas 15 e 19. Uma equipe do Hospital Santa Filomena vai atender das 10 às 16h, no Shopping Rio Claro.

A lista com os endereços das unidades de saúde de Rio Claro que funcionam como posto de vacinação está no site saude-rioclaro.org.br.