Três mil profissionais da educação fazem teste de Covid-19 a partir desta 6ª-feira

Professores e funcionários da rede municipal serão atendidos até o dia 19.

A prefeitura de Rio Claro começa nesta sexta-feira (12) a aplicar testes para detectar Covid-19 em professores e funcionários da rede pública municipal de ensino. Mais de três mil profissionais serão atendidos até o próximo dia 19 nesse trabalho conjunto das secretarias municipais de Educação e Saúde em parceria com o Instituto Butantan e Faculdade Anhanguera, onde os testes serão realizados.

A iniciativa faz parte dos esforços do município pela testagem em massa determinada pelo prefeito Gustavo Perissinotto para melhor mapeamento da doença, o que é essencial no enfrentamento da pandemia. Neste ano, a prefeitura ampliou em 52% a aplicação de testes de Covid-19, em relação ao ano passado. Até agora nesta pandemia, o município já realizou mais de 31.000 testes.

O agendamento dos professores e funcionários já foi feito. A orientação é para que as pessoas compareçam sem levar acompanhantes, especialmente crianças, para evitar aglomeração e garantir o distanciamento social adequado.

Para fazer o teste é preciso levar documento de identidade e celular, já que o resultado poderá ser recebido pelo dispositivo móvel se a pessoa não quiser esperar pela informação, que sai em poucos minutos.

“Se der positivo, fazemos orientações e encaminhamento para os serviços de saúde, além de da busca ativa para identificar familiares e amigos que tiveram contato com o paciente”, explica Alcione Buzo, diretora municipal da Gestão SUS.

A secretária municipal de Educação, Valéria Vélis, vê a medida como muito importante. “O setor educacional vem sendo um dos mais impactados pela pandemia e é essencial utilizarmos todos os meios à disposição para oferecer segurança e tranquilidade aos nossos profissionais”, frisa.

Além dos trabalhadores da educação, os testes gratuitos na Faculdade Anhanguera também estão sendo realizados para a comunidade em geral. O agendamento deve ser feito pelo telefone (19) 98770-7085. Na hora do teste é necessário apresentar documento de identidade, levar celular (se quiser receber o resultado por este meio) e ter mais de 18 anos. Cerca de 3.300 testes já foram feitos nesta parceria.

As unidades básicas de saúde e as unidades de saúde da família de Rio Claro também realizam testes de Covid-19, sem necessidade de agendamento prévio.