Campanha da Saúde reforça orientações sobre tuberculose

Doença tem cura se diagnosticada em tempo e com tratamento correto.

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro está reforçando orientações à comunidade a respeito da tuberculose, doença infectocontagiosa que atinge principalmente os pulmões e que, se tratada corretamente e em tempo, tem cura. Até o próximo dia 29 as precauções e ações relativas ao assunto são tema da campanha “Respire aliviado. Tuberculose tem cura!”, com cartazes explicando os sintomas, tratamento e cuidados necessários.

Tosse persistente, febre baixa, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço fácil, fraqueza e dor no peito são os sintomas da tuberculose. Em caso desses indícios, as pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

O tratamento é feito por seis meses e não deve ser interrompido. O paciente deve tomar diariamente os medicamentos prescritos. Somente o Sistema Único de Saúde, SUS, realiza o tratamento contra a tuberculose.

Outra orientação importante da Secretaria Municipal de Saúde é que todos os que convivem com a pessoa com tuberculose devem passar por avaliação. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior a chance de cura.