Secretária confirma alerta máximo nos serviços de saúde de Rio Claro

Giulia Puttomatti visitou leitos no Cervezão e na Santa Casa.

Durante visita na noite deste sábado (20) ao pronto-atendimento do Cervezão e à Santa Casa de Misericórdia, os dois locais da rede pública que atendem pacientes com Covid em Rio Claro, a secretária municipal de Saúde, Giulia Puttomatti, confirmou que o município está em alerta máximo para as ações necessárias neste momento de agravamento da pandemia de coronavírus.

No Cervezão, a secretária conversou com os médicos Jair Verginio Junior (diretor municipal de saúde) e Itamar Pérez (diretor técnico da unidade), que faziam atendimento no plantão. “Nossa preocupação é por mais leitos, e também por mais médicos, oxigênio e medicamentos para os pacientes de Covid”, informa Giulia. “O prefeito Gustavo já fez pedido por leitos no Departamento Regional, mas a resposta foi negativa, pois a região chegou na ocupação máxima de leitos”, observou a secretária.

De acordo com Murylo Muller Cesar, chefe de gabinete da Saúde, o município já solicitou à empresa fornecedora de oxigênio a ampliação na quantidade de cilindros. E a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a contratação de médicos para suprir a alta demanda, uma carência também em outros municípios em virtude da pandemia.

A taxa de transmissão do coronavirus continua crescendo em Rio Claro, mesmo na fase vermelha na qual há menos circulação de pessoas. A secretária pede a colaboração da população no isolamento social, uso de máscaras e de álcool em gel. “No momento o município está trabalhando para termos as condições ideais para receber novos pacientes”, disse Giulia.